GLEISI HOFFMANN: A VELHA DIREITA

Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

A colunista Miriam Leitão acha que a esquerda brasileira precisa se reconstruir.

Em seu texto, a colunista começa afirmando que o Brasil é um “País de enormes desigualdades e no qual ideias conservadoras têm prosperado, o Brasil precisa de partidos que defendam políticas públicas de inclusão, espaço no Orçamento para os pobres, interesse de grupos excluídos, fim dos privilégios, atualização dos costumes”.

Ora, quem fez isso senão a esquerda? A direita é que não foi. Os governos do PT se dedicaram exatamente a colocar os pobres no Orçamento e a promover fortemente políticas de inclusão social e os interesses de grupos excluídos. Graças a isso, o Brasil saiu do Mapa da Fome, 32 milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema e 42 milhões de cidadãos ascenderam socialmente. O índice de Gini foi reduzido de cerca de 0,600 para cerca de 0,500, Foi o maior processo de distribuição de renda e de combate à pobreza da nossa história. Além disso, ampliaram-se extraordinariamente as oportunidades educacionais para os pobres e houve a inclusão dos excluídos no sistema bancário e de crédito. Também ocorreram notáveis progressos na defesa dos direitos das mulheres, dos afrodescendentes, do público LGBT, tão discriminados pela nossa direita conservadora.

Ironicamente, em todo esse processo, a direita e seus grupos midiáticos, nos quais a colunista trabalha, promoveram uma oposição irracional e fanática, que tentava desqualificar todos esses progressos em prol da inclusão social e dos interesses dos excluídos. Tudo o que fazíamos era prontamente desqualificado como algo inútil, ideológico, populista ou demagogo.

Quanto aos incentivos aos grupos empresariais, é bom lembrar que eles foram e são praticados em muitos países do mundo por governos de todos os matizes ideológicos e políticos. Da Europa do pós-guerra, passando pelos EUA, o Japão, a Coreia etc., todos os governos interviram ativamente para apoiar, de várias maneiras, a sua indústria, sua agricultura, etc. Essas políticas de incentivos foram (e ainda são) essenciais para o processo de desenvolvimento desses países. O que fizeram os EUA e a Europa recentemente, senão doar bilhões em dinheiro público para o sistema bancário, na crise de 2008? Não recordamos críticas da colunista a essas imensas doações aos responsáveis pela crise mundial. O mesmo ocorreu quando o governo brasileiro conservador salvou nossos bancos, na década de 1990. Ou será que a colunista já se esqueceu do PROER e de outros programas de incentivos às empresas brasileiras promovidos na época do PSDB, apoiados por ela?

No caso do Brasil, podem ter ocorrido erros de timing, de execução, de monitoramente, etc., mas isso não torna a esquerda brasileira uma defensora do patrimonialismo e dos privilégios, como imagina colunista. Num país como Brasil, o investimento estatal tem papel essencial na promoção do crescimento e na geração de empregos, ainda mais num ambiente de crise.

A defesa dos privilégios foi sempre o papel primordial da direita tupiniquim, que defende historicamente todos os tipos de privilégios e sempre se mostrou avessa a combater desigualdades e a incluir os excluídos, como ficou demonstrado na oposição intelectualmente desonesta que fizeram aos governos do PT.

Quem tem de se reconstruir é a direita brasileira, atrasada e autoritária, que nunca se importou de fato com o grosso da população e com a soberania do país. Nunca teve projeto algum, a não ser o do lucro fácil, subsidiado, muitas vezes, por taxas de juros escorchantes bancadas por dinheiro público.

Nunca se preocupou nem mesmo com a democracia, como ficou comprovado pelo golpe de Estado promovido com o apoio entusiástico dos órgãos de comunicação para os quais a colunista trabalha.

Que tal começar essa reconstrução da direita defendendo o direito de Lula, inocente que é, de disputar as eleições de 2018?

Fica a dica democrática.

Anúncios

1 Response to “GLEISI HOFFMANN: A VELHA DIREITA”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,112,592 hits

Páginas

fevereiro 2018
D S T Q Q S S
« jan    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: