DO PÁGINA/12 NO CARTA MAIOR: NÃO HÁ PROVAS CONTRA O CANDIDATO LULA. POR DARIO PIGNOTTI

Tríplex, construído no último andar do edifício Solaris, é um dos bens pertencentes à OAS que foram embargados em outro processo judicial, por uma juíza de Brasília

 

 
Brasília – Os advogados do ex-presidente apresentaram ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre (TRF-4) documentos que demonstram a fragilidade da sentença proferida pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, que o condenou a nove anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a sentença publicada em julho pelo magistrado de primeira instância, a empreiteira OAS teria realizado um suborno mediante a cessão de um apartamento tríplex no balneário do Guarujá, localizado no litoral do Estado de São Paulo.

O problema é que não há nenhum documento comprovando que Lula é realmente o proprietário de tal imóvel, que até dezembro de 2017 continuava sendo parte dos ativos da empresa OAS. Ou seja, o suposto suborno nunca chegou a ser entregue ao que seria o seu destinatário.

Tanto é assim que o apartamento, construído no último andar do edifício Solaris, é um dos bens pertencentes à OAS que foram embargados em outro processo judicial, por uma juíza de Brasília. A causa brasiliense não tem nenhuma conexão com a Operação Lava Jato, mas entregou, involuntariamente, nova munição aos defensores de Lula.

“Qualquer tribunal independente chegará à conclusão da inocência” de Lula, reafirmaram seus advogados, Cristiano e Valeska Zanin. A nota entregue pela equipe de defensores também diz que “basta ir ao cadastro de propriedades para ver que o apartamento é da OAS. Nós também demostramos que Lula jamais recebeu as chaves, que jamais passou uma noite ali. A sentença (de Moro) não se baseia na realidade”.

As provas apresentadas esta semana por Cristiano e Valeska Zanin serão analisadas na próxima quarta-feira pelos desembargadores João Pedro Gebran, Victor Laus e Leandro Paulsen durante uma sessão que inaugurará o ano político brasileiro, já que dela começará a definir-se a disputa eleitoral.

Se Lula, que lidera com folga em todas as pesquisas, tiver sua condenação ratificada em segunda instância, poderá ter sua candidatura impedida pela Lei da Ficha Limpa, a qual determina que nenhum cidadão pode ser elegível tendo uma sentença judicial contra si. Dessa forma, ele ficaria de fora da disputa presidencial.

Os documentos sobre a inexistente vinculação do ex-presidente e líder do PT (Partido dos Trabalhadores) com o apartamento no Guarujá são praticamente incontestáveis, e estão incluídos em um dossiê que também traz outras provas já mostradas durante o trâmite do processo em primeira instância.

Esse acúmulo de evidências foi descartado por Sérgio Moro, o juiz da cidade de Curitiba que ganhou status de pop star da direita jurídica e midiática no Brasil. O magistrado deu prioridade ao testemunho do dono da empresa OAS, o empresário Léo Pinheiro, que acusou o ex-mandatário com a expectativa de obter uma diminuição de sua pena, através de um acordo de delação premiada.

Os desembargadores de Porto Alegre deverão decidir de levam em conta as provas que inocentam o réu ou se aceitam entrar no jogo do lawfare, a perseguição jurídica para eliminar um inimigo político.

João Pedro Gebran, relator do caso no TRF-4, já manifestou que “vale tudo no combate contra a corrupção”, inclusive condenar sem evidências contundentes. Há dois meses, durante uma conferência em Buenos Aires, ele mostrou ser contra as correntes garantistas, ao dizer que se deve “deixar de lado a ingenuidade” no processo da Lava Jato, que trouxe uma “mudança de paradigma” à Justiça no Brasil. Segundo ele, agora se pode elaborar uma sentença “mesmo quando faltem provas irrefutáveis”.

Em outras palavras: o acusado pode ser condenado inclusive quando não há evidência contra si, mas exista a convicção de sua índole criminosa.

Tudo indica que, para este desembargador, o “não apartamento” de Lula é um fato secundário, já que a missão da Lava Jato é condená-lo – o que equivale à sua proscrição política.

A sentença dada em Brasília, que embargou o apartamento reconhecendo que ele fazia parte dos bens da empresa OAS, fortaleceu a estratégia que a defesa de Lula levará ao TRF-4 de Porto Alegre, no dia 24 de janeiro.

De qualquer forma, a maioria das análises prévias apontam que o mais provável é o cenário de ratificação da condenação ao homem que foi chefe de Estado brasileiro por dois períodos consecutivos, entre 2003 e 2010.

O jornalista Paulo Moreira Leite, autor do livro “O Outro Lado da Lava Jato”, considera que “são tão robustos os elementos que desmentem a tese de suborno, que podem surgir algumas novidades dentro do TRF-4, não podemos descartar essa possibilidade. Alguns juízes pensam em suas biografias e em como serão lembrados pela história se assinam uma condenação sem provas”.

Contudo, ele também considera que o mais provável é uma condenação, mas ainda pode haver um voto de minoria “que leve o placar a um 2×1, o que dará lugar a uma série mais ampla de apelações”, que prolongarão o processo, permitindo que Lula mantenha de pé sua candidatura. Quanto mais longo o trâmite melhor para a campanha do petista.

Ademais, a batalha do dia 24 de janeiro será dada dentro e fora do Palácio de Justiça portalegrense, já que se espera a presença de milhares de militantes do PT, da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nos arredores do mesmo.

Créditos da foto:  

Anúncios

0 Responses to “DO PÁGINA/12 NO CARTA MAIOR: NÃO HÁ PROVAS CONTRA O CANDIDATO LULA. POR DARIO PIGNOTTI”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Acesse esquizofia.wordpress.com

esquizofia.wordpress.com

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,175,314 hits

Páginas

Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: