TEREZA CRUVINEL: LULA ALINHAVA PROGRAMA:RESERVAS SERÃO USADAS PRA INVSTIMENTO

Ricardo Stuckert

O discurso de Lula aos intelectuais e produtores culturais com quem se reuniu neste sábado no Rio foi resumido pela mídia numa frase: “Moro é do mal”. Muito mais, porém, disse o ex-presidente sobre sua caminhada para voltar à presidência da República, apontando inclusive algumas linhas de seu programa de governo, que segundo ele será elaborado com a participação e colaboração de vários segmentos sociais.  “Vamos falar ao coração das pessoas, vamos falar à alma das pessoas. Eu vou descobrir o ponto G da vontade dos brasileiros para consertarmos este país”.  Uma das linhas de ação apontada foi o uso de uma parte das reservas cambiais brasileiras – que hoje somam US$ 370 bilhões – para que o Estado possa retomar sua capacidade de investir. Outra novidade veio na afirmação de que, além de distribuir renda, é preciso acrescentar a distribuição de riqueza.

Confira algumas partes da fala de Lula.

Por que ser candidato novamente?  –  Lula recordou que, em seu segundo mandato, a bancada do PT chegou a defender a aprovação de uma emenda, do deputado Devanir, permitindo que ele disputasse um terceiro mandato.  “Eu não quis porque não acredito em democracia  que tem alguém imprecindível ou insubstituível”.  Apoiou Dilma e se recusou a dizer-lhe, como alguns queriam, que ela teria um mandato tampão,  porque ele iria voltar em 2014. “Tenho a consciência tranquila de que agi corretamente com ela”, disse acrescentando. “Eis que, este jovem que vos fala, não acha que tem 72 anos de idade mas sim, 30. Foi a desgraça que aconteceu a este país que  me convenceu. Até agora não entendi tudo o que aconteceu, desde aquelas manifestações de 2013.  O golpe não começou em 2015, começou a ser tramado muito antes.  Muita gente achava que a Globo estava sendo solidária com o pessoal do Passe Livre.  Então a Globo resolve até tirar a novela do ar para transmitir manifestações. Gente, a Globo não tirou novela do ar nem quando o Roberto Marinho morreu!  Ali começava um  movimento para questionar o governo. Nós subestimamos o fato de que a burguesia não tolera ver o povo da senzala subindo um degrau. Então, era preciso dar um golpe”.

Diferentemente de outros golpes, disse Lula, o de 2016 foi feito com uso de uma anestesia forte, tais como as usadas em grandes cirurgias.   “Eles anestesiaram o povo brasileiro e a gente até hoje não acordou desta anestesia. Levará tempo para que os trabalhadores entendam, por exemplo, os efeitos da reforma trabalhista”.

Lava Jato e condenações –  O combate à corrupção foi um dos ingredientes da anestesia disse Lula, passando a contar seus entreveros com a Lava Jato. Inicialmente ele achava que a Policia Federal, quando começasse a investigar as denúncias, veria que não tinham procedência e interromperiam os inquéritos. Mas eles continuaram. “Então passei a acreditar que os procuradores, esta aristocracia que governa o Brasil, aqueles meninos tão preparados,  quando examinassem os processos pediriam arquivamento,  mas as denúncias foram feitas”.  Referindo-se ao power point do procurador Dellagnoll, lembrou ter ele dito que o PT foi criado para atuar como organização criminosa, chegar ao poder e roubar. “ Só ele pode acreditar numa asneira destas.  Só pode acreditar nisso quem sofre de uma demência incurável. Por fim, disse acreditar que Sergio Moro, ao julgá-lo, iria querer passar à História como juiz justo e imparcial, e iria absolvê-lo.  Foi aí que disse:  “ Mas, ele é do mal, bicho. Ele aceitou.  Levei 83 testemunhas  de defesa.  As que levaram, de acusação, também me absolveram. O apartamento  não é meu. Eles sabem que não é meu mas mesmo assim ele me condenou a 9 anos e meio de cadeia e a pagar uma multa de 16 milhões. Faz três anos, gente, não são 3 dias, que leio todo dia. “Agora vão prender o Lula”.  Eu não tenho mais nenhuma razão para acreditar que vivemos num Estado de Direito”.  E mais adiante, voltando ao assunto:  “Eu não tenho medo deles. Tenho honra e vou provar minha inocência.  Quero fazer uma  campanha sem tocar nestes assuntos.  Não quero ser candidato para ficar discutindo o  Moro mas os problemas do país,  que precisa voltar a funcionar, que precisa voltar a crescer”.

Para consertar o Brasil – Nesta parte, Lula esboça algumas das linhas de seu programa de governo para consertar o Brasil, caso volte à Presidência:

“Não e difícil consertar o pais. Tenho uma máxima.  A melhor política econômica que você pode fazer para o país crescer  é incluindo o pobre na economia.  Foi isso o que fizemos e é isso que precisa ser feito.  Estão fazendo tudo isso, cortando investimentos e vendendo o patrimônio nacional com o argumento de que a dívida pública está muito alta, aproximando-se de 70% do PIB. Então, o negócio é aumentar o PIB. É fazer investimentos. Por que não pegar uma parte das reservas, transformar em reais e começar a investir? O Estado tem que ser o indutor do crescimento.  Foi o que fizemos a partir da crise de 2008. Aumentamos as obras do PAC, pegamos R$ 100 bilhões do compulsório e colocamos no BNDES para garantir investimentos, para evitar que a economia parasse e viesse a recessão.  O que não dá é para fazer o que estão fazendo. Vendendo tudo o que pais tem. Eles querem vender tudo.  Daqui a pouco não teremos nem dinheiro nem patrimônio. Esta é a coisa mais lesiva que estão fazendo.”

Mais adiante, ao falar da necessidade de inovar no programa de governo, apontou outra linha de ação que ultrapassa a natureza conciliadora de seus governos anteriores.

“Vamos falar em distribuição de renda mas agora vamos usar  uma palavra a mais: Distribuição de riqueza. A renda vem do salário, e cresce quando os salários crescem. Mas é preciso também redistribuir a riqueza, que está na terra, na moradia, nas riquezas nacionais que estão entregando”.

Não avançou mais sobre o tema mas é uma novidade.

O tom da campanha – Lula deu algumas pistas sobre como pretende conduzir a campanha desta vez, ao dizer à plateia.  “Quero fazer um convite a vocês. Lembram quando eu disse que sou uma metamorfose ambulante?  Pois é, gosto muito de ouvir, gosto de aprender, estou com a orelha caída de tanto ouvir.  Nós precisamos apresentar uma proposta nova para este país. Eu quero ouvir todo mundo, sobre todas questões. Vamos voltar a nos reunir  para discutir sobre cultura,  educação, pesquisa, ciência e tecnologia,  sobre tudo.  Vamos juntar todo mundo e formular.   Vamos tentar fazer as coisas de um modo diferente. Se ganharmos, vamos executar. Temos de propor coisas que sejam compreendidas pelo povo. Já ouvi dizer que intelectuais, com vocês, são 100% razão. Eu digo que todo ser humano é 30% razão e 70% emoção. Precisamos falar ao coração das pessoas. Elas vão entender. Vamos falar à alma das pessoas.  Eu vou encontrar o ponto G da vontade do povo brasileiro para mudarmos este país”.

O mercado – Lula repetiu o que já disse sobre a resistência do mercado a sua candidatura. “Estou ouvindo a velha conversa de que o mercado está com medo do Lula. E será que estão acreditando no Bolsonaro?  Eu não conheço o mercado. Não sou candidato do mercado, ele que se adapte”.

Desafio de governar – Lula começou sua fala aos intelectuais lembrando que “política não se aprende na universidade. É algo que você faz com as forças que tem, no momento que tem”.  Que o ideal, em política, é ganhar a presidência, fazer maioria na Câmara e no Senado. Infelizmente, mas isso não acontece. E aí, para governar, é preciso ter maioria nas duas Casas, e para isso é preciso fazer alianças programáticas.

Lembrou que as alianças erradas costumam cobrar um preço, e aqui deu uma estocada em Dilma, afirmando que em 2014 era contra manter a aliança com o PMDB. Seu empenho vinha sendo para manter a aliança com o PSB de Eduardo Campos, que seria o vice, e agora poderia estar sendo candidato a presidente com apoio do PT.  Deu no que deu, disse ele, por conta de vários problemas pelos quais muitos são responsáveis.

Mandou um recado também para os que cobram um programa mais à esquerda desta vez.  “Este negócio de esquerda e direita, se for necessário ser esquerdista, posso ser mais do que muita gente. Agora, não sou burro. Não sou principista. Se quiser ser principista, melhor não entrar na politica. Quando você está fora, você diz “eu acredito”, “eu penso”, “eu acho” etc. Agora, quando você está lá dentro, tem que escolher. Ou você faz ou não faz.

Por fim,  falou sobre a situação enfrentada pelo Rio de Janeiro, de sua vontade de ajudar o Rio a se reerguer, terminando com a defesa da candidatura do ex-chanceler Celso Amorim a governador, que estava presente e foi aplaudido, mas não chegou a se declarar como tal.  

Anúncios

1 Response to “TEREZA CRUVINEL: LULA ALINHAVA PROGRAMA:RESERVAS SERÃO USADAS PRA INVSTIMENTO”


  1. 1 Ana Otoni segunda-feira, 11 dezembro, 2017 às 2:38 am

    Gostei dos destaques que Teresa Cruvinel deu a fala de Lula aos artistas e intelectuais. Lula propositivo, bem humorado, arrebatador. Que diferença chcante para a sanha acusatória e punitivista dos adversários. Vale complementar com a frase bendita de Lula: na urna se coloca sonhos, nunca ódio.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,155,086 hits

Páginas

dezembro 2017
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Arquivos

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: