UMA FRENTE PRÓ LULA PRECISA SER ABERTA, DEFENDE REQUIÃO

DEFESA DA SOBERANIA

Para senador, a questão não é “fora Temer”, porque “o inimigo é o capital financeiro”. Parlamentares e movimentos defendem revogação de medidas do atual governo
por Vitor Nuzzi, da RBA.
 
                                      FACEBOOK

Lançamento de frente pela soberania, no Largo São Francisco: pedidos de unidade e defesa de revogação dos atos “anti-povo”

São Paulo – No lançamento paulista da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, movimentos sociais e políticos, basicamente do PT e do PMDB não alinhados a Michel Temer, defenderam unidade com vistas a 2018 e atos de revogação das medidas do atual governo. Último a falar, na noite de ontem (23), o senador Roberto Requião (PMDB-PR), afirmou que é preciso “somar”, chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “candidato maravilhoso”, mas falou que ele precisa de uma “frente aberta”, no sentido partidário, para não caminhar, por exemplo, para a radicalização.

A questão, para ele, não é o “fora, Temer”, como alguns defendem. “O Temer é um peão de terceira categoria nessa história. O inimigo é o capital financeiro”, afirmou, no encerramento do ato, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, região central da capital paulista. É o quinto estado que recebe o lançamento da frente, formada, segundo seus líderes, por mais de 200 parlamentares.

Faziam parte da mesa vários parlamentares petistas, como os deputados Carlos Zarattini (SP), líder do partido na Câmara, Nilto Tatto (SP), Paulo Teixeira (SP) e Patrus Ananias (MG), além do presidente da legenda em São Paulo, Luiz Marinho, e o líder na Câmara paulistana, Antonio Donato. Pelo PMDB, além de Requião, o deputado Celso Pansera (RJ). E representantes de diversos movimentos, como a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, o coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, e o líder da Central de Movimentos Populares (CMP) Raimundo Bonfim, além do escritor Raduan Nassar, entre outros.

Para Pansera, ministro de Ciência e Tecnologia no segundo governo Dilma Rousseff, 2018 será um ano “paradigmático”, com o país ameaçado de perder “janelas de oportunidades” no setor. “A inovação e a ciência agregam valores aos produtos. O Brasil, que teve um avanço muito grande de 2003 a 2014, nos últimos anos tem sofrido um ataque muito duro na área”, afirmou.

Elite apátrida

Outro ex-ministro, Patrus Ananias criticou a Lei 13.467, de “reforma” da legislação trabalhista, que segundo ele desvirtua o ordenamento jurídico. Chamou a atenção para a ameaça de privatização do Banco do Brasil, o que terminaria por acabar com “linhas decentes de apoio à agricultura familiar”, e da Caixa Econômica Federal, prejudicando famílias de baixa renda. E também identificou ameaças à integridade do território nacional: segundo Patrus, estão “esperando o momento de dar o bote” para permitir uma venda ilimitada de terras a estrangeiros.

“A soberania nacional está vinculada à soberania popular”, afirmou o deputado, criticando “uma parcela poderosa da burguesia brasileira dissociada do projeto nacional, uma elite apátrida desde os tempos da colônia, que nunca aceitou nossas origens africanas, nossas origens indígenas”. Patrus iniciou sua fala com uma saudação a Raduan, considerando Lavoura Arcaica “a mais importante obra literária publicada no Brasil desde 56, quando Guimarães Rosa publicou Grande Sertão: Veredas“. 

O autor amazonense falou apenas uma frase, mas foi o único a ser aplaudido de pé pelo auditório, ao defender “resistência, resistência e resistência”. Depois dele, Requião fechou o evento, que durou três horas, chamando Temer de “fantoche”, “figura absolutamente insignificante” diante do processo histórico e econômico em curso no Brasil e no mundo, que faz, segundo afirmou, o país caminhar no sentido contrário ao do crescimento.

Um processo composto, de acordo com a visão do senador, pelo tripé “precarização do Estado”, com poder dado ao capital, “precarização do parlamento”, com privatização de campanhas eleitorais, e “precarização do trabalho”, com a prevalência do negociado sobre o legislado e o fim da previdência pública. “Aí temos de deixar bem claro a importância do Bradesco e do Itaú no financiamento do golpe. Não é neo, é o velho e safado liberalismo econômico, uma espécie de zumbi transformado em modelo econômico. Não tem a menor chance de ser modelo de desenvolvimento para o nosso país.”

Necessidade de revolta

Representante da Marcha Mundial das Mulheres, Sarah de Roure apontou as tentativas de controle pelo poder financeiro. “Controlar nosso trabalho, nosso tempo, nossos recursos naturais, nossos corpos está na agenda do capital.”

Para a presidenta da UNE, é preciso “se revoltar” e fazer com que a população tenha esse sentimento. “Não podemos dormir em paz sabendo que nosso país está sendo vendido. Se perdemos a universidade pública, a Petrobras, mesmo com um governo progressista teremos dificuldade de retomar”, disse Marianna.

Boulos afirmou que o país vive um “momento de regressão democrática”, com novas etapas de “fechamento”, como a “infame” reforma trabalhista. Não fosse uma República “esculhambada”, disse o líder sem-teto, muitos do governo estariam presos por crime de lesa-pátria.

“Eles enganaram o povo brasileiro”, acrescentou Zarattini. “A Rede Globo mobilizou milhares de pessoas, que foram para as ruas de camisa amarela, para ver a entrega das riquezas brasileiras e a perda de direitos.”

Unidade na resistência

“Quem manda no Brasil hoje são os bancos, e aqueles que estão no Planalto são títeres do bancos”, disse na sequência o deputado Paulo Teixeira. “Fizeram uma lei de leniência para os bancos e expõem as indústrias brasileiras para morrer.” Ele fez também referência à Medida Provisória (MP) 795, sobre tributação da exploração de petróleo e gás: “Estão acabando com o conteúdo nacional”. Falando em “pacote anti-povo”, o deputado defendeu a necessidade de um referendo revogatório de todas as medidas do governo Temer.

Donato pediu unidade. “Eles estão unificados na pauta deles. Também temos de estar unificados na nossa pauta de resistência.” O presidente estadual do PT reforçou, ao falar sobre a “construção de um processo de unidade no campo popular” e pedindo mobilização. “Sabemos que somos minoria no Congresso, portanto a necessidade das ruas, de um levante popular. Precisamos criar condições para que o próximo Congresso não seja tão covarde e entreguista quanto o atual”, disse Marinho, também falando em “ato revogatório” de medidas adotadas pelo atual governo.

Ex-ministro da Previdência (governo Lula), ele afirmou que o problema do setor não é falta de dinheiro, mas a corrupção e a sonegação das grandes corporações. “O problema é a tentativa de ludibriar o ovo brasileiro para comprar plano privado de pensão.”

Presidente da frente parlamentar, que chegará a outros estados nos próximos dias, Requião vê um momento de “pasmaceira” no país, mas acredita que a tendência é de reação. “A realidade vai acabar entrando não pela tela da televisão, mas pela porta e pela janela do trabalhador. É o que vai mobilizar este país. Estamos tentando construir uma proposta com base em informação.” 

registrado em:             

Anúncios

0 Responses to “UMA FRENTE PRÓ LULA PRECISA SER ABERTA, DEFENDE REQUIÃO”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,077,767 hits

Páginas

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

%d blogueiros gostam disto: