TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO BARATA DO “ESTADÃO” ESCONDE DADOS REVELADORES

“PESQUISA”
Jornal cria manchete que confunde popularidade com sondagem eleitoral, despreza ascensão de Lula e minimiza rejeição à face “econômica” do golpe: Henrique Meirelles
por Paulo Donizetti de Souza, da RBA.
 
 
Estadão

Manchete e colunistas inflam apresentador em busca de alternativa para fazer frente ao crescimento de Lula

Às favas a reputação. Ao tentar impor um fato novo no clima político-eleitoral a caminho de 2018, o Estadãoaplicou em sua manchete uma das mais sórdidas máscaras de manipulação de sua história. A chamada “Aprovação a Huck dispara e atinge 60%, mostra pesquisa”, garrafal, induz o observador de manchetes a pensar que se trata de preferência eleitoral. A pergunta do pesquisador no entanto, vem em letras miúdas como as de uma bula: “Aprova ou desaprova a maneira como atuam no país?”

1. Huck, portanto, não está sendo avaliado como potencial candidato, mas como apresentador de TV. Detalhe: ainda assim, 32% dos pesquisados o desaprovam. É possível que sua mulher, também apresentadora global, tenha desempenho melhor.

2. Lula, por sua vez, pré-candidato que já disse torcer para que a Globo tenha um candidato para carimbar-lhe a marca da emissora na testa, tem a menor taxa de desaprovação (56%) entre os políticos citados na pesquisa, e a maior taxa de aprovação (43%). Detalhe: Lula apanha todos os dias de todos os jornais, revistas e emissoras da imprensa comercial.

3. A forma de atuar no país do juiz Sergio Moro é desaprovada por 45% dos entrevistados da Ipsos e aprovada por 50%. Detalhe: mesmo sendo elogiado e protegido todos os dias por todos os jornais, revistas e emissoras da imprensa comercial, Moro está longe de ser unanimidade e seus métodos dividem o país.

4. O banqueiro Henrique Meirelles, ministro da Fazenda e candidato preferencial da Globo desde os primeiros dias de golpe, e homem responsável pela delirante recuperação da economia, aparece com elevada taxa de reprovação, 70% rejeitam sua forma de atuar. Detalhe: todos os dias, todos os jornais, revistas e emissoras da imprensa comercial tentam descolar Meirelles do governo de corruptos instalado com o golpe de 2016.

5. O jeito Geraldo Alckmin (PSDB) de ser não fica muito atrás, com 67% de desaprovação. Detalhe: o governador do estado mais rico do país, governado pelas mesmas forças políticas desde 1983 e pelo mesmo partido desde 1995, é blindado todos os dias pelo Legislativo, pelo Judiciário e por todos os jornais, revistas e emissoras da imprensa comercial.

6. A segunda menor taxa de rejeição (56%), empatada com a de Lula, é de Marina Silva (Rede). Ainda assim, sua taxa de aceitação (35%) fica bem atrás. Detalhe: onde anda Marina, principalmente depois do impeachment, que apoiou?

7. O presidenciável mais atuante nas redes sociais, Jair Bolsonaro (PSC-RJ), tem 60% de reprovação e 24% de aprovação. Detalhe: sinal de que robôs e pessoas remuneradas para agir nas redes sociais ainda não respondem a pesquisas de opinião.

8. A menor taxa de aprovação (19%) é a do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), o mais exibicionista e marqueteiro dos políticos citados. Detalhe: João Doria ainda acredita que não é político, é gestor, e já está sendo forçado pelos jornais, revistas e emissoras da imprensa comercial a governar a cidade de São Paulo, algo que ainda não conseguiu em sua carreira de sucesso.

9. A “colunista” Eliane Cantanhêde, aquela que chama frequentadores de eventos do PSDB de “massa cheirosa” e que ri com intimidade ao se encontrar com Temer, diz a seus leitores que “Huck vira o novo com Doria fora”. Detalhe: embora a questão da sondagem não seja especificamente eleitoral, ela considera a “principal conclusão” da pesquisa que a sociedade busca um “nome de centro”.

10. A “colunista” Vera Magalhães assinala a assombrosa rejeição de Temer (95%) e de Aécio (93%). E atribui a boa taxa de Huck ao fato de ele se beneficiar da rejeição aos políticos. Detalhe: todos os dias, todos os jornais, revistas e emissoras operam sistematicamente para que as pessoas rejeitem a política.

Observação: O articulista José Roberto de Toledo pondera que uma melhora lenta, gradual e segura da economia pode provocar uma reviravolta nas pesquisas eleitorais quando o país estiver mais próximo das eleições. Ele está certo. Ainda que o cenário econômico seja de crise, queda na renda e na qualidade dos empregos, os indicadores tendem a melhorar. Embora bons números não sejam necessariamente sinônimo de que a vida melhorou, eles podem ajudar jornais, revistas e emissoras da imprensa comercial a criar um clima de otimismo. “Um aumento sustentável de cinco ou seis meses da confiança do consumidor teriam o potencial de diminuir o pessimismo e aumentar a esperança”, escreve Toledo. E a história, ele observa, mostra que o bolso elege e que sua memória é curta.

Anúncios

0 Responses to “TENTATIVA DE MANIPULAÇÃO BARATA DO “ESTADÃO” ESCONDE DADOS REVELADORES”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,078,277 hits

Páginas

novembro 2017
D S T Q Q S S
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

%d blogueiros gostam disto: