‘AO REDUZIR DESIGUALDADES, LULA FAZ JUS À HONRARIA MÁXIMA’, DIZ REITOR DA UNEAL

Conselho Universitário aprovou outorga do título ao ex-presidente em reconhecimento ao impacto social de suas políticas e pelos incentivos aos programas da universidade alagoana, mesmo sendo estadual Uneal conseguiu atrair recursos federais que melhoraram a vida da população.

Texto de Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual.

São Paulo – A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) tem 90% de suas ações concentradas no interior do estado, onde estão as maiores discrepâncias sociais, econômicas, educacionais e de acesso ao conhecimento. Nos últimos anos, a instituição estadual conseguiu avançar nessa direção, ampliando sua presença ao beneficiar populações mais pobres, de indígenas e negras, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão que tem entre outras funções sociais a preparação de cidadãos críticos para o exercício da cidadania. 

Muitos dos passos largos da universidade vinculada ao governo de um dos estados mais pobres da federação foram permitidos com recursos vindos do governo federal a partir dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A universidade é uma das quatro instituições federais de ensino superior por onde o ex-presidente ira passar com sua caravana “Lula pelo Brasil” – que tem início nesta quinta (17) em Salvador e percorrerá de ônibus os nove estados do Nordeste, até 5 de setembro.

“Todos esses investimentos no governo do ex-presidente Lula, muitos continuados pela presidenta Dilma, que contribuíram para a elevação dos indicadores de qualidade de vida do povo, que teve mais acesso à educação, formação e profissionalização em nível superior, foram os elementos para que a comunidade entendesse que o ex-presidente faz jus a essa titulação. Enfim, todos esses atributos, todos esses avanços, no campo do pequeno, do trabalhador, justificam a outorga do título de Doutor Honoris Causa”, conta o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.

De acordo com o reitor, os investimentos do governo Lula no ensino superior foram a mola propulsora do desenvolvimento e do crescimento da universidade. “A gente conseguiu atrair para cá muitos recursos e impactar positivamente na vida das pessoas. Formamos a primeira turma de professores indígenas do estado, a primeira turma de professores do campo e as lideranças do movimento organizado da terra com financiamento do governo federal”, conta. “A gente chegou a realizar o projeto do Xangô Rezado Alto, discutindo a questão da nossa negritude, da negritude alagoana, do combate ao preconceito racial e à discriminação. Então a gente, de fato, assumiu esse protagonismo e abocanhou esses recursos gerando oportunidades, empregos, renda.”

A solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente será no próximo dia 23. Lula não é o primeiro a receber a honraria da universidade, mas sua aprovação causou polêmica. Jairo Costa chegou a ser ameaçado de morte logo que anunciou a titulação e esteve no centro de reportagens da mídia comercial, que distorceram a iniciativa, chegando a insinuar que havia ali interesses políticos.

O processo para aprovação da outorga começou em 2011, logo após o fim do segundo mandato do ex-presidente, e tramitou em todas as instâncias do Conselho Universitário. “Ninguém dá título ‘honoris causa’ em grande quantidade porque é uma honraria máxima, e isso passa por todo um procedimento administrativo de arguição, de defesa e de esclarecimento, e o processo foi aprovado por unanimidade”, explica. “Era um momento em que o presidente recebia títulos em diversas universidades no país e no mundo”.

O conselho é formado por 50 membros, envolvendo professores, estudantes e representantes da sociedade civil. 

Conforme o reitor, a tônica do trabalho na Uneal tem sido elevar o nível de engajamento social por meio de políticas com a participação das comunidades que ao longo da história ficaram “acéfalas” em relação a políticas públicas.

“É óbvio que quando a gente assume esse desafio publicamente, enquanto missão institucional, à medida que consegue angariar alguns louros positivos em alguns segmentos da sociedade consegue também atrair ódio de pessoas que não se sentem representadas, de pessoas preconceituosas, que não entendem a necessidade de o conhecimento ser colocado, ser posto de maneira irrestrita a todos os cidadãos brasileiros”, diz.

A solenidade será no próximo dia 23, às 8h, no Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.

Caravana pelo Nordeste

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa por Salvador, no próximo dia 17, a caravana “Lula pelo Brasil”. O roteiro de viagens de Lula pelos nove estados do Nordeste está previsto para se encerrar no dia 5 de setembro, no Maranhão. O objetivo, segundo os organizadores, é verificar “mudanças que ocorreram na região durante os governos do PT e os desafios atuais da região”. 

Em Salvador, o ex-presidente participa de mais um ato de lançamento do livro Comentários a uma Sentença anunciada – O Processo Lula, já lançado em eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na sexta-feira (18), recebe título de Doutor Honoris Causa, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Cruz das Almas, às 10h, e vai ao Festival da Juventude, na mesma cidade, às 15h. 

No mesmo dia, em São Francisco do Conde, Lula será patrono na colação de grau de estudantes da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), às 19h. 

No sábado (19), a caravana para em Feira de Santana, onde participa de atos em defesa de políticas públicas para o semiárido e Agricultura Familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de cisternas.

registrado em:          

Anúncios

0 Responses to “‘AO REDUZIR DESIGUALDADES, LULA FAZ JUS À HONRARIA MÁXIMA’, DIZ REITOR DA UNEAL”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,048,727 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: