MINO CARTA: “PAÍS É DOMINADO PELO ÓDIO DE CLASSE NUTRIDO PELA CASA GRANDE”

Redação da Rede Brasil Atual.

São Paulo – Em entrevista a jornalistas e blogueiros no início da noite de hoje (23), o jornalista e diretor da revista CartaCapital Mino Carta defendeu que o Brasil precisa de um novo e ambicioso programa para se recuperar enquanto democracia. “Nós precisamos de um New Deal, de um Roosevelt. Mas cadê um Roosevelt? O que diz o Ciro Gomes é isso: um pacto capital-trabalho. Mas isso é possível?”, questionou. O New Deal (“novo acordo”, em inglês) foi o grande programa de recuperação dos Estados Unidos desenvolvido nos anos 1930 pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, para tirar o país da chamada Grande Depressão pós-1929.

“Vi Ciro Gomes falar em pacto entre capital e trabalho. Impossível. Este é um país dominado pelo ódio de classe, nutrido naturalmente pela casa-grande”, disse o jornalista.

Ele também fez críticas ao PT e disse que o grande erro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi não ter assumido o Ministério da Casa Civil logo no início do segundo mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2015. “Aquele era o momento em que ele deveria ter assumido a Casa Civil. Se tivesse dado essa cartada importantíssima, tenho certeza de que não haveria impeachment.” Ele afirmou que, apesar do erro, sua amizade com Lula tem 40 anos e “é incondicional, mas discordei inúmeras vezes”. Para o jornalista, o ex-presidente “é o único líder popular brasileiro”.

Mino Carta foi entrevistado pelos jornalistas Eleonora de Lucena, Fernando Morais, Luis Nassif, Luiz Carlos Azenha, Miro Borges, Paulo Henrique Amorim e Rodrigo Vianna, no Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé. Mino respondeu sobre por que anunciou, em texto de ontem (22), na CartaCapital, que estava escrevendo seu último editorial.

Ele afirmou que deixaria de escrever seus editoriais “motivado pela inevitável conclusão de que estou escrevendo as mesmas coisas há tempo demais”. Manifestou  desilusão e descrédito sobre a possibilidade de o Brasil encontrar uma saída razoável no rumo da democratização. “O país não vai para a frente, pelo contrário. Às vezes me convenço de que estamos voltando no tempo”, disse. “Casa-grande não existe sem a senzala.”

O jornalista disse não se iludir com o “aparente racha da mídia nativa” em relação ao  presidente Michel Temer (enquanto o sistema Globo ataca, o jornal Folha de S. Paulo dá munição ao presidente). “É a antessala da enésima tentativa de conciliação das elites. No fim, vai ganhar a Globo. A Globo vai ditar o jogo e os outros irão atrás. Já estão armando a conciliação e as eleições indiretas”, disse.

Declarou também não acreditar que, hoje, o país possa viabilizar as eleições diretas. “A CartaCapital continuará a bater nesta tecla com vigor e determinação. Mas não acredito que isso seja possível. Acredito que o racha é aparente. O que lhes convém é a indireta e a senzala não reage. Nosso povo traz no lombo as marcas da chibata. Nosso problema é que padecemos três séculos de escravidão que deixaram uma marca feroz no povo brasileiro.”

Embora tenha manifestado ceticismo sobre a possibilidade de realização de eleições diretas no curto prazo, afirmou que a manutenção do calendário eleitoral seria uma saída aceitável. “Desde que as circunstâncias permitissem, se não as ‘diretas já’, eleições justas em 2018, e desde que houvesse condições de que Lula, meu incondicional amigo, apresentasse sua candidatura.”

Questionado sobre por que a Rede Globo foi “para cima de Temer”, disse acreditar que “vão fazer eleição indireta e colocar alguém do seu interesse”.

Para o jornalista, o Brasil deveria ser uma potência mundial, mas trata-se de um país “onde os capitalistas não entenderam que o povo é um tesouro, porque são um bando de cretinos”.

O diretor de CartaCapital citou o juiz Sérgio Moro e afirmou que o magistrado também “é um cretino”. Acrescentou: “Nossos adversários são cretinos, vulgares, ignorantes, cafajestes. A casa-grande é de direita? Não vamos ofender a direita”, disse. Segundo ele, o PT errou durante e após consumado o processo de impeachment. “Como o PT reage ao complô contra Dilma? Não reage. Engoliu tranquilamente o que estava acontecendo”, criticou.

Anúncios

0 Responses to “MINO CARTA: “PAÍS É DOMINADO PELO ÓDIO DE CLASSE NUTRIDO PELA CASA GRANDE””



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,012,979 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: