DILMA FAZ CONFERÊNCIAS EM UNIVERSIDADES DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE DESAFIOS DO BRASIL PÓS-GOLPE

Dilma em Havard - Créditos: Foto: Assessoria de Imprensa da ex-presidente Dilma

Matéria da jornalista Fania Rodrigues, no Brasil de Fato.

A ex-presidente Dilma Rousseff realiza, nessa terça (11) e quarta-feira (12), em Nova York, conferências nas universidades de Columbia e The New School sobre a democracia no Brasil e os desafios que o país enfrenta após o golpe parlamentar. As duas palestras são as mais esperadas entre as atividades que a mandatária eleita realiza nos Estados Unidos desde 8 de abril devido à importância que a cidade tem no cenário global.

O sociólogo brasileiro Felippe Ramos, doutorando da universidade de New School, conta que as inscrições para o público participar das duas conferências esgotaram bem antes do evento e a fila de espera é grande. “A procura por inscrição para participar como público foi grande não só entre os americanos, como também entre estrangeiros de várias partes do mundo. Dilma Rousseff é vista como uma ex-chefe de Estado de um país importante. Além disso, o impeachment foi muito controverso e todo mundo está curioso para ver o que ela tem a dizer”, explica Ramos, que faz parte da equipe de organizadores do evento em New School.

Da mesma forma, a doutoranda do curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro Lusmarina Campos Garcia afirma que acadêmicos brasileiros ajudaram na mediação entre a equipe da presidente Dilma e as universidades dos Estados Unidos, por entenderem que esse diálogo entre a academia e a política é importante para a democracia. “Muitos professores, pesquisadores e estudantes querem entender o que aconteceu e o que está sucedendo no Brasil depois do impeachment. Esse diálogo ajuda a construir uma massa crítica. Além disso, esses debates marcam uma posição importante nos assuntos comuns entre Brasil e EUA, onde estão avançando as políticas neoliberais”, aponta a pesquisadora.

A New School, a Brown e a Columbia, estão entre as mais progressistas dos Estados Unidos, onde surgiram fortes núcleos de resistência ao golpe no Brasil. Em Nova York, Dilma também vai participar de um debate em Princeton. Depois, ela seguirá para Washington e termina o giro pelos EUA em Boston, em outro convite feito pela Universidade de Harvard.

Na Universidade de Brown, onde esteve na segunda-feira (10), Dilma Rousseff foi aplaudida de pé por um público de mil pessoas, entre estudantes, professores, pesquisadores e intelectuais renomados.

Harvard

Dilma participou, no sábado (8), da Brazil Conference, realizado pela Universidade de Harvard, a principal dos Estados Unidos e uma das mais importantes do mundo. O evento reuniu brasileiros de diferentes áreas da política, judiciário e personalidades como o artista Wagner Moura, o apresentador Luciano Hulk e o jogador de futebol Kaká. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e o juíz Sergio Moro também participaram de debates no evento.

Em sua conferência, Dilma defendeu as eleições diretas como única forma do país voltar a ter estabilidade. “A democracia é o lado certo da história e eu acredito no Brasil. Nós precisamos de eleições diretas. Só vamos retomar o desenvolvimento com eleições diretas”.

Ela também criticou o que classificou como perseguição ao ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a possibilidade de ele ficar fora da disputa presidencial. “Me preocupa que prendam Lula, que tirem Lula da parada. Ele tem 38% nas pesquisas mesmo com tudo que fizeram. Acho que Lula tem que concorrer, se perder é da regra do jogo”, afirmou.

De acordo com Dilma, todas as despesas da viagem foram pagas pelas universidades que a convidaram.

No mês de março, a presidente eleita também foi à Europa e participou de conferências em Genebra, na Suíça, e em Lisboa, Portugal. Por onde passou até agora, Dilma recebeu aplausos, comprimentos e demonstração de solidariedade do público.

Veja o roteiro de conferencias de Dilma Rousseff nos Estado Unidos

Dia 8 de abril –Brazil Conference 2017 – A posição sobre a ex-presidenta Dilma – Diálogo com Frances Hagopian, cientista politica que trabalha processos de democratização. Local: Harvard Business School.

Dia 10 de abril – Brown University em Providence – “Os desafios da democracia no Brasil” – Com a participação do brasilianista James Green, que fará uma série de questões chave no diálogo com Dilma Housseff.

Dia 11 de abril – 17h – Columbia University, em Nova Iorque – “Democracia no Brasil – desafios e perspectivas” – Este debate será introduzido pelo reitor da universidade John Coastworth e moderado pelo diretor do Columbia Global Centers, Thomas Trebat.

Dia 12 de abril – 16h – The New School, em Nova Iorque – “Crise econômica e democracia no Brasil”, em diálogo com referencias no campo dos estudos econômicos, e com a presença da conhecida filósofa Nancy Fraser, uma das responsáveis pela convocação da paralisação mundial das mulheres no 8 de março de 2017.

Dia 13 de abril – 12h – Universidade de Princeton, Nova Iorque – “Os desafios da democracia no Brasil” , e encontro com professores e alunos.

Dia 17 de abril – Encontro com pesquisadores da American University

Dia 17 de abril – 18h30 – Howard University – Palestra e debate sobre “A democracia no Brasil e seus desafios”

Dia 18 de abril – George Washington University – “O Brasil e os desafios à democracia”.

Dia 21 de abril – Boston – Seminário Sidney Chalhoub – “As políticas de ação afirmativa e as perspectivas delas depois do golpe de 2016”. O professor Chalhoub é um historiador e professor universitário brasileiro Foi Diretor Associado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e do Arquivo Edgard Leuenrot.

Dia 22 de Abril – Harvard University – Boston – Latin American Conference “América Latina e seus desafios”.

Edição: Vanessa Martina Silva.

Anúncios

0 Responses to “DILMA FAZ CONFERÊNCIAS EM UNIVERSIDADES DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE DESAFIOS DO BRASIL PÓS-GOLPE”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Blog Stats

  • 3,962,776 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: