JORNALISTA ILUSTRE E CORAJOSO, EDUARDO GUIMARÃES SOFREU ABUSO DE PODER DE MORO, É ENTREVISTADO PELO PORTAL FORUM

edumoro2

 Matéria da jornalista Isabelle Grangeiro.

O blogueiro Eduardo Guimarães, que foi levado na última terça-feira (21) pela Polícia Federal para depor sobre o suposto vazamento da também condução coercitiva do ex-presidente Lula, participou neste sábado (25) do 1° Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais de Campinas e Região. No evento, o responsável pelo Blog da Cidadania contou aos participante sobre a sua experiência com a Polícia Federal e por quais as dificuldades passam os movimentos de mídia independente hoje no Brasil. Em entrevista exclusiva para a Rede Fórum, o blogueiro fala sobre o que mudou após a sua condução coercitiva, o apoio que recebeu dos de seus colegas jornalistas e explica a importância da democratização dos meios de comunicação no país.

Rede Fórum – O que mudou após sua condução coercitiva e ampla exposição na mídia?

Eduardo Guimarães – A exposição que eu tive por conta das ações do juiz Sérgio Moro contra mim têm dois efeitos: um efeito é conferir maior visibilidade para o meu trabalho, como jornalista. Agora, eu não vivo só de jornalismo, ou melhor, eu tenho uma outra atividade que é a principal da minha vida, que é trabalhar como representante. Essa parte fica extremamente representada por aquilo que aconteceu, porque a gente sabe que no meio empresarial as empresas não gostam de pessoas de esquerda, pessoas que fazem militância política. Eu nunca escondi nada de ninguém, até porque seria impossível ter um site e querer esconder esse site, mas quando você é acusado de um crime em rede nacional, como eu fui, muitas pessoas não entendem do que se trata e começam a dizer que você é um criminoso. A maioria que pensa diferente do ponto de vista ideológico, ou que não tem ideologia, ou que não se interessa pelas coisas simplesmente diz: “aquele sujeito fez alguma coisa errada, a polícia não vai levar alguém preso se ele não tiver cometido algum crime”, e isso vai impactar, aliás já impactou. Eu tenho uma filha muito doente, ela tem 18 anos e 26 quilos, ela tem homecare em casa e possui terapeutas que frequentam a minha residência todo dia. Duas dessas terapeutas se desligaram da atividade e não querem mais ir à minha casa. Do ponto de vista do meu trabalho como jornalista e blogueiro eu acho que o tiro saiu pela culatra, a não ser que me prendam.

Rede Fórum – Qual a sua posição sobre a declaração do juiz Sérgio Moro, que não o reconheceu como jornalista?

Guimarães – O que o juiz Sérgio Moro disse que eu não sou jornalista, mas a ONG dos Repórteres Sem Fronteira, o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) dizem o contrário. Até colunistas da grande imprensa que, inclusive, não comungam das minhas convicções políticas, como Reinaldo Azevedo, Ricardo Noblat e tantos outros dizem ao contrário. O Supremo Tribunal Federal decidiu em 2009 que é o contrário, que não é necessário ter diploma de jornalista para exercer a profissão. Então, me desculpe, mas ele disse uma besteira.

Rede Fórum – Qual é a importância da democratização da mídia no Brasil?

Guimarães – Eu costumo dizer que o Brasil precisa de uma legislação para imprensa que pode se basear em países “comunistas” [ironia] como os Estados Unidos e a Inglaterra, que são legislações duras, que estabelecem limites. O jornalismo deve ser livre para informar, mas ele não pode ser livre para usar, por exemplo, concessões públicas para fazer política partidária. A maior emissora de televisão de um país não pode ser usada para combater um grupo político e favorecer outro grupo, porque aquela emissora pertence a todos, então ela deve ser equilibrada. A mídia atuar como partido político só é cabível nas ditaduras, e aí a gente tem uma ditadura privada. Tanto que o juiz Sérgio Moro recuou da sua opinião estapafúrdia de me desqualificar como jornalista quando a Globo disse a ele que não concordava com sua posição, pois estava pegando mal no exterior. O mais sério em relação a mídia é o que eles chamam de propriedade cruzada, mais uma vez uma “nação marxista” como os Estados Unidos têm um marco regulatório que impede a concentração da propriedade dos meios de comunicação. Então, nos Estados Unidos, se você tem uma televisão, você não pode ter na mesma cidade um jornal, uma coisa dos “comunistas americanos”. Eu estou sendo irônico, mas no Brasil, a Globo têm todas as plataformas de mídias. Não existe uma sociedade civilizada no mundo, nos países desenvolvidos e democráticos, que permite que uma só família, ou um só grupo empresarial tenha todas as plataformas de mídias possíveis e imagináveis. Daí se transformam em ditadores como a família Marinho. Então é necessário ter um marco regulatório que impeça a concentração de propriedade de meios de comunicação.

Rede Fórum – Como está a sua situação agora perante as investigações da Polícia Federal?

Guimarães – Há duas investigações que podem se transformar em processos. Uma é por obstrução de justiça porque eu supostamente teria alertado o ex-presidente Lula que ele seria alvo de uma operação de busca e apreensão e de sua condução coercitiva para depor, que já é por si uma ilegalidade. No outro processo o juiz Sérgio Moro me acusa de ameaçá-lo, porque eu em 2015 escrevi um tuíte sobre economia onde eu dizia que aquilo que o Sérgio Moro estava fazendo com a condução da Lava jato iria acabar com o “seu emprego e a sua vida”, mas eu estava me dirigindo aos leitores. existe um contexto nos tuítes, mas o juiz entendeu como ameaça a ele.

 

Anúncios

0 Responses to “JORNALISTA ILUSTRE E CORAJOSO, EDUARDO GUIMARÃES SOFREU ABUSO DE PODER DE MORO, É ENTREVISTADO PELO PORTAL FORUM”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,015,508 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: