SURPRESA VERDE NA HOLANDA, TEXTO DE NUNO RAMOS DE ALMEIDA, PARA O SITE OUTRAS PALAVRAS

Jesse Klaver, líder do Partido Verde, que conquistou 14 cadeiras no Parlamento. Filho de mãe indonésia e pai marroquino, ele combateu as posições xenófobas da extrema-direita e diz defender ideias de Thomas Piketty

Por Nuno Ramos de Almeida

A montanha parece ter parido um rato: o Partido “da Liberdade” – de extrema direita – de Geert Wilders, que chegou a estar nas sondagens com 42% dos votos em 2016, ficou-se pelos 13,1%, elegendo 20 deputados em 150. Ficou muito longe do Partido Liberal e Democrático (VVD) do primeiro-ministro Mark Rutte, que declinou ligeiramente obteve 21,6% e perdeu 8 deputados e fica com 33 lugares no parlamento.

Apesar deste alívio para os apoiadoress da União Europeia, os principais derrotados nestas eleições são os partidos que formavam o governo: liberais de direita e sociais-democratas perdem 32 deputados. Os sociais democratas de Ascher perdem 24 lugares, ficando com apenas 9 deputados. Os grandes vencedores destas eleições são os ecologistas que passam de 4 deputados para 14. Entram no parlamento holandês mais dois novos partidos: o Denk, um partido de esquerda para os descendentes de imigrantes (3 cadeiras) e o FvD, populista de direita (2). Vão estar 13 partidos representados no parlamento, e para formar governo serão precisos quase meia dúzia de partidos.

Mais de 12, 9 milhões de eleitores foram chamados às urnas na quarta-feira para elegerem 150 deputados. O comparecimento dos eleitores subiu cerca de oito pontos percentuais, em relação à ida às urnas de 2012 e ultrapassou os 70%.

As eleições estiveram centradas no debate, promovido pela extrema-direita e o Partido da Liberdade de Geert Wilders sobre questões de identidade e integração dos imigrantes, o que foi acentuado com o conflito diplomático com a Turquia, com o atual primeiro-ministro, Mark Rutte, a fazer voz grossa para conquistar potenciais eleitores de extrema-direita. A economia ficou em segundo plano, a Holanda é dos países mais ricos da União Europeia, com uma renda per capita superior a 50 mil euros anuais, com um desemprego na ordem dos 5,4% e um crescimento do PIB que atingiu os 2,3% em 2016.

O anterior governo era apoiado pelos liberais de direita do atual primeiro-ministro, Mark Rutte, e os sociais democratas que tiveram, em conjunto 79 dos 150 deputados, nestas eleições devem, segundo as sondagens à boca das urnas, ficar pelos 40 lugares. Segundo os atuais resultados vão ser precisos, pelo menos, quatro partidos para conseguir uma maioria de governo no parlamento. Existe uma enorme dispersão de votos no eleitorado, o maior partido do país, só consegue ter cerca de 20% dos votos. O país está profundamente dividido do ponto de vista regional e religioso, havendo partidos calvinistas, protestantes e democratas-cristãos, e neste momento até partidos de pessoas de origem imigrante. A dificuldade de formar governo com o colocar das questões identitárias em primeiro lugar, com o prejuízo do debate entre esquerda e direita, faz com que essa pulverização tenha tendência para se agravar.

TEXTO-MEIONa reta final, com o conflito diplomático com a Turquia, o primeiro ministro Mark Rutte, recuperou muita da retórica da extrema-direita, usando slogans, como “A Holanda tem de ser para os holandeses” e que era preciso “preservar os valores tradicionais da Holanda”. Resta saber se depois do ato eleitoral, e com a necessidade de se coligar a vários partidos, essas afirmações ficarão apenas como retórica eleitoral ou se vão piorar as condições de vida no país para os dois milhões de pessoas que vêm de países não europeus, em 17 milhões de habitantes.

As eleições na Holanda tinham uma importância acrescida, pois podiam imprimir uma dinâmica capaz favorecer o crescimento das forças populistas xenófobas em outras eleições europeias. Recorde-se que em abril há eleições presidenciais em França, e em setembro a Alemanha vai às urnas. No meio disto tudo, os italianos serão também provavelmente chamados pronunciar-se em eleições.

Independentemente dos resultados na Holanda, verifica-se por toda e Europa um crescimento de partidos antissistema, muitos deles são contra a União Europeia e há o crescimento de tendências nacionalistas e xenófobas. Há vários estudos que apontam para uma mudança das posições políticas nos europeus, nomeadamente os jovens.

A versão europeia do site Politico divulgou um estudo em que se mostra que a maioria dos votantes menores de 35 anos tende a sentir-se atraída a votar em movimentos populistas. Segundo esta investigação do Research Institute Kantar, os votantes mais jovens afirmam-se mais dispostos a votar em forças como o Partido da Liberdade de Wilders, a Frente Nacional de Marine Le Pen, e Alternativa para Alemanha que os eleitores de outras idades.

“Os partidos do centro não têm narrativas que sejam suficientemente atrativas para os eleitores mais jovens”, afirmou ao Politico, um dos autores do estudo, Tim Belder. “Os jovens estão cada vez mais atraídos pelos extremos”, acrescentou.

Apesar desta inclinação, que faz com que os eleitores mais jovens estejam mais atentos a questões identitárias que outro tipo de votantes, esta atitude pode não se traduzir num aumento proporcional de votos na extrema direita: porque os votantes mais jovens têm taxas de participação inferiores que pessoas de outras idades.

Anúncios

0 Responses to “SURPRESA VERDE NA HOLANDA, TEXTO DE NUNO RAMOS DE ALMEIDA, PARA O SITE OUTRAS PALAVRAS”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,050,098 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: