Manifestantes tentaram impedir acesso à posse de Trump

Wikimedia Commons

Muitos grupos se mobilizaram neste da sexta-feira (20/01), em diversas cidades, em iniciativas que se seguirão até culminarem na Marcha das Mulheres.

La Vanguardia, da Espanha.

Donald Trump se tornou, nesta tarde, o 45º presidente dos Estados Unidos, e já começa com uma popularidade de pouco mais de 40% e uma rejeição inédita para um mandatário recém-empossado na história do país. Algo que se pode observar na avalanche de manifestações e protestos contra o magnata republicano, realizadas em Washington e muitas outras cidades em seu país e no mundo, que culminarão na Marcha das Mulheres, convocada para este sábado (21/01), na capital estadunidense, e na qual se prevê multitudinária participação, conforme repercussão do evento na imprensa e nas redes sociais, além de réplicas em diferentes cidades em todo o planeta.

Nesta sexta-feira (20/01), grupos de manifestantes tentaram impedir o acesso à cidade de Washington, com o objetivo de estragar o tom festivo dos preparativos para a posse do novo mandatário, em cerimônia que se realizou desde as primeiras horas da manhã, e que foi seguida de um desfile militar.

Entre as organizações presentes estavam grupos de jovens anarquistas, que formaram uma enorme corrente humana para bloquear as entradas ao evento. Em alguns pontos houve distúrbios e choques entre os manifestantes e a polícia. Os opositores ao novo presidente traziam bandeiras com arco-íris e cartazes dizendo “No Trump” (“Não a Trump”). Muitos deles ingressaram no perímetro onde se realizavam os eventos e foram vistos em diversos pontos da Avenida Pensilvânia ou da esplanada do National Mall.

Uma forte presença de agentes policiais do Departamento de Segurança Nacional e de outros corpos observava de perto o transcorrer pacífico das ações coordenadas pelo coletivo anarquista DisruptJ20, que reconhece não ter autorização para este tipo de manifestações.

O DisruptJ20 espera que haja detenções de seus manifestantes, que se enfrentaram na noite de ontem com simpatizantes do republicano Trump.

Apesar dos protestos, os simpatizantes do empresário tiveram acesso normal ao perímetro de segurança, onde puderam ver a assunção ao poder do novo presidente e da primeira-dama, a eslovena Melania Trump, e também assistir o seu primeiro discurso no Capitólio.

Dezenas de milhares de manifestantes marcharam em vários pontos outros pontos da cidade de Washington, até confluir numa praça o mais perto possível da Casa Branca, enquanto outras organizações tentaram, sem sucesso, concentrar opositores de Trump num espaço em frente à Avenida Pensilvânia, a poucos metros do lugar por onde o novo presidente desfilou esta tarde.

Uma porta-voz do grupo Answer Coalition (“Resposta em Coalizão”) informou que espera um grande grupo de manifestantes durante toda a jornada desta sexta, inclusive na praça do Memorial da Marinha, anexa à avenida pela qual passa o desfile, onde podem expressar seu desagrado com o novo presidente dos Estados Unidos.

Os protestos buscam deixar claro a rejeição de um grande número de estadunidenses às políticas anunciadas por Trump, que ganhou as eleições pelo voto do colégio eleitoral, embora tenha perdido em termos de votos absolutos, com cerca de três milhões de votos a menos que sua adversária, a democrata Hillary Clinton.

Protestos na véspera

As primeiras manifestações contra o novo presidente aconteceram ainda na quinta-feira (19/01), em centenas de escolas de Los Ángeles, onde estudantes, professores e pais se concentraram contra “as políticas anti-imigrantes” de Trump. Se espera que a cidade californiana, considerada “capital dos indocumentados do país”, seja palco de protestos massivos durante todo o fim de semana, com a participação de mais de 90 grupos.

Ainda na quinta-feira, durante a noite, dezenas de opositores de Trump se enfrentaram em Washington com alguns de seus partidários, no lado de fora do Clube Nacional de Imprensa, onde diferentes grupos celebravam a posse do empresário novaiorquino. A festa dos partidários de Trump foi chamada pelos próprios participantes de “DeploraBall”, um jogo de palavras em inglês que significa “baile dos deploráveis”.

Primeiros enfrentamentos em Washington

“Deploráveis” foi o desafortunado adjetivo que Hillary Clinton, candidata democrata derrotada por Trump nas últimas eleições presidenciais, utilizou num evento de sua campanha, para definir a “metade dos seguidores de Trump”. Manifestantes com insígnias contrárias a Trump e convidados do baile de gala se enfrentaram verbalmente, e a polícia terminou usando gás pimenta para dispersar o protesto.

Também houve marchas planejadas nas principais cidades da Califórnia, onde se declarou “guerra” às políticas de Trump, especialmente em matéria de imigração e saúde. Em cidades como Chicago as manifestações reuniram dezenas de milhares de pessoas. Entre elas, uma convocada pela organização Famílias Trabalhadoras Unidas. Além disso, também está prevista uma mobilização em Nova York, a partir do final da tarde e até a meia-noite, em frente à Torre Trump.

Dispositivo de segurança

Cerca de 28 mil membros de diferentes corpos de segurança formaram parte do massivo dispositivo que operou em toda a cidade de Washington e arredores. Uma fortaleza com barricadas e veículos espalhados ao longo de um extenso perímetro, para evitar ataques de “lobos solitários”, como os caminhões que atacaram em Nice (França) e Berlim, no ano passado.

Tradução: Victor Farinelli

Anúncios

0 Responses to “Manifestantes tentaram impedir acesso à posse de Trump”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Blog Stats

  • 3,963,642 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: