NO APAGAR DAS LUZES, OBAMA LIBERTA CHELSEA MANNING, MATÉRIA DO ILUSTRE, SÁBIO E ENGAJADO FLÁVIO AGUIAR

chelsea manning.jpg

Publicado na Rede Brasil Atual.

Ela nasceu com o sexo masculino, e ganhou o nome de Bradley Edward Manning. Cresceu e entrou para o Exército dos Estados Unidos. Serviu no Afeganistão e no Iraque. Embora soldado raso, teve acesso a informações sigilosas. Deu-se conta das atrocidades cometidas pelos Estados Unidos “em nome da democracia”. A cena mais chocante a que assistiu foi a dos soldados dentro de um helicóptero metralhando sucessivamente civis em Bagdá, inclusive, os que tentavam socorrer feridos. Os civis – que incluíam dois jornalistas – foram confundidos com terroristas. As câmeras que os jornalistas portavam foram confundidas com armas. Selou-lhe o destino. Uma kombi que transportava crianças parou para socorrer os baleados. Foi metralhada. Os adultos morreram, as crianças ficaram feridas.

Manning não aguentou. Em segredo, divulgou o vídeo – que agências de notícias já tinham pedido inutilmente ao governo norte-americano. Em choque pelo que vira e por mais informações a que tivera acesso, continuou a divulgação, em segredo. Chegou ao WikiLeaks, Julian Assange. Milhares de informações foram divulgados e tiveram um impacto tremendo.

Então Manning cometeu um erro fatal. Confiando na amizade de um seu correspondente por internet, Adrian Lamo, revelou-lhe que divulgara aquele vídeo, de 12 de julho de 2007.

Adrian Lamo – depois se soube – além de ser um hacker muito competente, especializado em quebrar sistemas de segurança para auxiliar empresas que o contratavam, trabalhava também para o FBI e a National Security Agency. Dedou o “amigo”. Forneceu provas contra Manning.

Manning foi preso (ainda era um soldado do sexo masculino), acusado, julgado e condenado, em 21 de agosto de 2013, a 35 anos de prisão, por espionagem e traição.

Já na prisão, resolveu se submeter à cirurgia de troca de sexo. Transformou-se em Chelsea Manning. Tentou duas vezes o suicídio. Fez greve de fome. A Anistia Internacional considerou as condições do cárcere a que estava submetida como “desumanas”.

Agora, no apagar das luzes de seu mandato, o presidente Obama resolveu comutar sua pena, na prática, indultá-la. Chelsea vai sair livre para sua nova vida. Essa medida veio no bojo de 208 indultos assinados numa sentada pelo presidente. Obama foi o presidente dos Estados Unidos que mais usou, pelo que se sabe, o poder do indulto: 1.385 casos em seus oito anos de mandato. Estaria fazendo uma compensação por não ter cumprido a promessa de campanha de fechar a prisão de Guantánamo, em Cuba?

Desta vez, dentre outros e outras, Obama libertou Oscar López Rivera, preso há 35 anos por sua militância em favor da independência de Porto Rico.

A libertação de Chelsea Manning causou indignação entre os “falcões” norte-americanos. Políticos republicanos, veteranos de guerra, militaristas consideraram o gesto “um insulto” aos “bravos” que deram suas vidas pelos “valores dos EUA”. Já quem apoiava Manning considerou a medida justa, ainda que tardia, pela coragem do seu gesto revelando atrocidades das Forças Armadas dos Estados Unidos, além de ter entregue um calhamaço de documentos ao WikiLeaks que, segundo diferentes fontes, é avaliado de 150 mil informes até 700 mil.

Ainda há ressonâncias da medida a averiguar no futuro. Julian Assange, o diretor do Wikileaks que está asilado/confinado na Embaixada do Equador em Londres desde junho de 2012, fez saber por seus advogados, dias atrás, que encararia a extradição para os Estados Unidos caso Manning fosse libertada. Os assessores de Obama garantem que isto não influenciou a sua decisão. Mas quem sabe? E agora cabe esperar o que Assange fará de fato.

Edward Snowden, asilado em Moscou, depois de revelar os esquemas de espionagem diplomática, militar, política, industrial e comercial da National Security Agency, de que foram vítimas Angela Merkel e nossa presidenta Dilma Rousseff, também saudou a libertação de Manning. O governo russo anunciou que prorrogou seu asilo por mais dois anos. O que vai acontecer com ele, depois que Trump assumir? Agora que Manning foi libertada, o que fará Trump? O que fará Putin? Pressionará o novo presidente para resolver o caso de Snowden?

Esperemos, primeiramente, que Manning seja feliz em sua nova vida, em liberdade. Ela fez por merecer. Denunciar as atrocidades de um poder do tamanho dos Estados Unidos, desde dentro, requer uma coragem que poucos têm.

Anúncios

0 Responses to “NO APAGAR DAS LUZES, OBAMA LIBERTA CHELSEA MANNING, MATÉRIA DO ILUSTRE, SÁBIO E ENGAJADO FLÁVIO AGUIAR”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Blog Stats

  • 3,915,271 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: