“O BRASIL PRECISA DE UM NOVO PROJETO NACIONAL”, TEXTO DO ENGAJADO INTELECTUAL EMIR SADER

Resultado de imagem para imagens de lula

Os anos virtuosos que o Brasil viveu neste século foram devidos a um projeto nacional de desenvolvimento econômico com distribuição de renda. A popularidade de Lula e do seu governo foram devidas a esse projeto, que conquistou a adesão de amplos setores do País, seja porque foram beneficiados diretamente por ele, seja porque não poderiam ficar fora e contra um projeto com tamanha adesão nacional.

Foi um momento em que a esquerda conquistou hegemonia a nível nacional, através desse projeto. Suas virtudes estiveram na combinação entre desenvolvimento com inclusão social, expansão econômica e ampliação gigantesca do mercado interno de consumo popular, política internacional que projetou o País como um agente global e políticas de integração regional e intercâmbio Sul-Sul, investimento econômico do Estado e controle da inflação.

A esquerda impôs o consenso nacional, contra aquele que se centrava no ajuste fiscal, de sucesso nos anos 1990, até que se esgotou e foi superado pelo novo consenso. Esses valores eram expressos nos discursos de Lula, mas as forças de esquerda não chegaram a tematizá-lo, a elaborá-lo, o que teria permitido ter consciência das razões do sucesso dessa política e, ao mesmo tempo, se dar conta dos obstáculos que poderia enfrentar e, assim, dos seus limites.

Esse sucesso foi mais resultado da sensibilidade política concreta de Lula, que buscou avanços pelas linhas de menor resistência, explorando os lados mais frágeis do modelo neoliberal. Ao invés da centralidade do ajuste fiscal, manutenção deste, mas em função de centralidade das políticas sociais. Controlar as finanças públicas, para expandir a ação econômica e social do Estado, ao invés do Estado mínimo. Projetar o País no mundo e atuar pela integração regional, no lugar da subordinação à política dos EUA.

Esse modelo, por limitações que não conseguiu superar, pela mudança das condições internacionais e pela reformulação da ação da direita brasileira, terminou se esgotando e desembocou no golpe, que terminou com a série mais longa e expressiva de governos populares na história brasileira.

Essa é a via da reconstrução da alternativa hegemônica de esquerda na era neoliberal. Mas para atualizá-la, a esquerda precisa superar os dois maiores obstáculos pendentes: o predomínio do capital especulativo na economia e o predomínio do monopólio privado nos meios de comunicação.

Precisa reelaborar o tipo de política econômica, adequado às novas condições internacionais, regionais e internas, que retome o modelo de desenvolvimento econômico com distribuição de renda. Precisa formular as profundas reformas do sistema político e do próprio aparelho de Estado, correspondentes às condições atuais do Brasil.

Alem de ampliar muito a plataforma da esquerda na direção de reivindicações deixadas de lado até aqui e que tocam muito diretamente aos jovens: descriminalização das drogas leves, descriminalizacao do aborto, combate ao genocídio dos jovens negros, ampla política de caráter ecológico, entre tantas outras.

A unidade ampla de todas as forças de esquerda é sempre uma condição necessária, mas ela não é suficiente. A definição do projeto nacional é que definirá os setores que devem ser abarcados para a reconstrução do bloco social e do bloco político que permita a esquerda voltar a se tornar hegemônica na sociedade.

Uma intensa luta no plano das ideias é condição indispensável para que esse projeto possa triunfar de novo. Combater os clichês que a direita voltou a impor, como a ineficiência do Estado, os supostos gastos excessivos em politicas sociais, o custo alto da contratação da força de trabalho, entre outros.

Um balanço do período feito pela esquerda tem que ter como norte esse projeto nacional que o País precisa. Para, a partir daí, definir o lugar do PT, da esquerda, dos movimentos populares. Só com esse projeto, atualizado, a esquerda se colocará em condições de voltar a lutar pela sua hegemonia no País.

Anúncios

0 Responses to ““O BRASIL PRECISA DE UM NOVO PROJETO NACIONAL”, TEXTO DO ENGAJADO INTELECTUAL EMIR SADER”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 3,995,978 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: