CARIMBÓ “RAIO DE SOL” É DE QUATIPURU (PARÁ-BRASIL)

Raio de Sol

Em janeiro passado, quando este bloguinho compareceu ao Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, além dos eventos políticos sociais, o evento foi marcado de forma singular, conforme relato de participantes de todas as edições do Fórum, pela animação de diversos grupos musicais e folclóricos, o que até deixou sisudos alguns sérios revolucionários, como um repórter de uma das mais importantes entidades da mídia alternativa, que ao encontrar algum rapaz ou garota muito festiva, fazia a pergunta: “Você veio pra festa ou pra política?” Como se defender as raízes culturais de uma localidade não participasse da luta global contra o capitalismo de mercado.

Para nós, amazomanoniquins, não bem acostumados à Zona Franca, que importa tudo conforme o ditame da indústria cultural: o rock (sem pedra) de Skank, o axé (des)music de Ivete Sangalo, a senilidade dolorosa de Fábio Júnior, o pagode desvitalizado de Zeca Pacotinho, as emoções recortadas de Zezé de Camargo, Roberto, Claudinha, Jota Quest, Chitãozinho, Dudu Nobre… No caso manoniquim, ainda contribuímos com o boi cocanestlelizado, fabricado pra turista otário assistir como cultura amazônica. São apenas exemplos, a lista da nulidade artística-musical brasileirinha é extensa.

Para nós foi gratificante ver uma cidade (Belém) onde você encontra por todos os cantos — bares, casas, táxis — boa música aliada à musicalidade de raiz paraense. Mesmo o que é ditado pela indústria cultural ao Amazonas e outros estados como sendo paraense, toca em Manaus, mas nem sinal em Belém.

28-01 por você.

Foi numa dessas andanças poéticas-políticas que nos encontramos com o grupo de carimbó Raio de Sol e a Marujada Quatipuru. Quando vimos pela primeira vez aquele velho com uma rapaziada e uma marujada em um palco do FSM 2009, foi um encontro maravilhoso para os olhos e o coração. Era o Carimbó Raio de Sol e a Marujada Quatipuru.

Pessoas de diversas vertentes na luta por justiça social e que assistiam à apresentação, sacando a importância de afirmação, não apenas identitária, do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro ante o avassalamento cultural que a indústria cultural globalizada tenta impor, expressaram esse entendimento com seu corpo, caindo na folia do legítimo Carimbó paraense.

28-03 por você.

Um pouco depois, quando procurávamos um restaurante para almoçar, topamos novamente o Raio de Sol, dessa vez embaixo de uma mangueira. Encostamos e conversamos, conforme publicado à época neste bloguinho, com o velho que víramos no palco. Chama-se Mestre Come-Barro:

Neste nosso grupo, a gente toca tudo, a gente faz xote, a gente faz valsa, madruga, a gente toca marujada, ladainha… Eu mesmo, de trabalho, tenho 41 anos, mas o grupo está com oito anos. Eu brinco desde a idade de nove anos. Eu aprendi com os negros antigos lá da minha cidade, Quatipuru, daqui mesmo do Pará. Os meninos aqui já são da nova geração, porque os antigos foram se acabando, destes só tá eu de resto, aí já estou pegando mais jovens para aumentar o grupo, que é para não morrer. O rapaz que toca clarinete é um jovem de 16 anos, tem o vocalista, e o que mais nós apresentamos é o carimbó e a marujada. Mas retumbão, chorado, tudo isso a gente apresenta. Principalmente no festival de Quatipuru, que é em dezembro. Na cantoria de Reis o nosso grupo também sabe, também se apresenta.”

https://i2.wp.com/farm4.static.flickr.com/3259/3235645297_b5c1a20e97_o.jpg

Para nós, que conhecíamos apenas o carimbó modernizado de Pinduca e, por um acaso, Mestre Verequete, além de encontrar outros realizadores dessa fundamental manifestação popular do criativo povo paraense, foi maravilhoso ver o talento e vitalidade do Mestre e da rapaziada, fundamental para o movimento contínuo do autêntico carimbó, assim como maravilhoso foi ver a alegria das senhoras, moças e rapazes da Marujada Quatipuru em toda a sua simplicidade e alegria de dançar.

28-13 por você.

Para compartilhar com outras pessoas o carimbó do Raio de Sol, pegamos com ele um CD do grupo e pedimos a permissão de Mestre Come-Barro para disponibilizá-lo na rede. Portanto, puxe sua teia, baixando no link abaixo e caia na folia do autêntico carimbó paraense. Afinal, em tempos de sociedade de controle, não há política maior que deixar passar a Inteligência Coletiva e liberar o corpo e a alma para movimentos-ritmos naturais e livres, intensivos e desconcertantes, inimagináveis. Ah! Belém! Quatipuru! Santarém! Oh!, meu Pará, “cuando yo te vuelva a ver”

Baixe aqui: Carimbó “Raio de Sol”

28-11 por você.

28-12 por você.

Anúncios

19 Responses to “CARIMBÓ “RAIO DE SOL” É DE QUATIPURU (PARÁ-BRASIL)”


  1. 1 NELSON COSTA sexta-feira, 15 janeiro, 2010 às 3:26 pm

    FAZ 24 ANOS QUE EU SAI DE QUATIPURU EU SINTO MUITAS SALDADE MAS TEMOS PROSPERAR NA VIDA FAZ 13 ANOS QUE EU NAO VOU A QUATIPURU MAS ESSE ANO EU IREI FAZER O QUE

  2. 3 Diogo Arantes de Castro quarta-feira, 19 maio, 2010 às 9:47 am

    Quatipuru e terra muito boa,é pena que o povo não sabe escolher seus governantes. so escolhe gente imcompetente.

  3. 4 natalina da silva Borges sexta-feira, 21 maio, 2010 às 2:56 pm

    Eu tenho muito orgulho da minha cidade, principalmente do meu pai por ser mestre do carimbó de Quatipurú,o meu lutou muito pra o fazer o grupo RAIO DE SOL, eu estou morando em são paulo mais se Deus quiser em dezembro eu estarei prestigiando a festa da marujada!! EU AMO QUATIPURÚ HÁ QUE SAUDADE

  4. 5 dancascircularesdaamazonia quinta-feira, 27 maio, 2010 às 8:02 pm

    Salve povo do blog Sophia! Grande Abraço!
    Uma alegria ler a matéria de vcs sobre o nosso carimbó e especialmente sobre o grupo Raio de Sol, parceiro há 05 anos em iniciativas em prol do reconhecimento e valorização de nossa cultura popular amazônida-brasileira.

    Visitem o blog do nosso ponto de cultura “Danças Circulares da Amazônia” – wwww.dancascircularesdaamazonia.wordpress.com

    Mestre Come-Barro, incansável e digno em seu saber-fazer-ser-conviver cultural, está na ativa sempre. Confiram em nossos posts “Cunvidado – com Raio de Sol e Dona Onete”; e “Raio de Sol e Dona Onete – Ensaios, Cunvidado, Cantorias, Toques e Trocas…”

    Maria-Esperança

  5. 6 afinsophia sexta-feira, 28 maio, 2010 às 3:25 am

    Maria-Esperança,
    que não espera e avança, então é uma composição maravilhosa de afetos produtores de um bom encontro, pois é uma alegria afinada ver as tradições autênticas do povo paraense serem movimentadas com vivacidade e amor poiético-musical-democrático…
    Abraços afinados!

  6. 7 marcio smith terça-feira, 2 novembro, 2010 às 5:11 pm

    Parabens mestre come-barro, como é comhecido;por sua dedicação
    e perseverança.voce mostrou a todos os quatipuruenses que todos os seus esforços se mostram hoje como uma gramde vitótia atraves do grupo raio de sol.E Parabens tambem a todos os integrantes do grupo por não deixarem a nossa cultara morrer.
    moro em Parauapebas-pa e sou filho de Quatipuru com muito orgulho.Um grande abraço. EU AMO QUATIPURU!!!!

  7. 8 itamar de souza monteiro terça-feira, 1 fevereiro, 2011 às 5:07 pm

    Morava em primavera, mais ia nanorar em quatipuru onde apesar das rixas, fiz bons amigos graças a Deus. Hoje moro em goiania mas não esqueço do meu torrão

  8. 9 joycce@ig.com.br sexta-feira, 25 março, 2011 às 4:09 pm

    quatipuru cidade bela e boa de se morar amo minha terra querida !!!!!!!!!!!!!!!!!1

  9. 10 alexandre da silva borges domingo, 27 março, 2011 às 7:43 am

    sou filho de quatipuru e amo muito esta cidade se deus quizer irei em dezembro para esta grandiosa festa

  10. 11 lidiane silva sábado, 23 abril, 2011 às 6:39 pm

    suo de quatipuru e tenho muito orgulho de minha terra pena que tive que morar em outro estado por não ter a chace de crescer na minha linda cidade que tanto amo

  11. 12 Anônimo terça-feira, 23 agosto, 2011 às 1:07 pm

    É. todos tem razão de terem tanta saudade dessa pequena e pacata cidade.
    Que só existe para matar e morrer de saudade.
    Moro em Belém, mas nunca saí de lá.
    Então, o melhor lugar é aquele que se sente saudade, è nossa terra Natal. Ana Alice.
    Meu pai. è o Militão

  12. 13 Anônimo quarta-feira, 27 fevereiro, 2013 às 2:39 pm

    para quatipuru minha terra natal “minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá…… não permita DEUS que eu morra, sem que eu volte para la.

  13. 14 Anônimo quarta-feira, 8 outubro, 2014 às 4:47 pm

    Sou de Salvador conhecir uma menina dai de Quatipuru e já me apaixonei por Adriana Souza e pelo povo desta cidade….bjs. eu sou Fernando….até brevi!!!!!

  14. 15 Fernando Araujo quarta-feira, 8 outubro, 2014 às 4:56 pm

    Estou encantado com a alegria de voçês, sou de Salvador e conhecir uma menina daí é a Adriana Souza amo esta menina.Estao de parabéns pela cidade e pela festa….eu sou Fernando…em breve estarei aí…bjs!!!!

  15. 16 jamilly segunda-feira, 15 junho, 2015 às 10:06 am

    Quatipuru é maravilhoso a cidade que amo ..dezembro é o mês que mais gosto é o mês do carimbo ♡♡..

  16. 17 Anônimo quinta-feira, 19 maio, 2016 às 8:17 am

    Salve Quatipuru terra de gente um abraço ao amigo Come-barro.breve estarei por ai.

  17. 18 Anônimo terça-feira, 22 agosto, 2017 às 12:02 pm

    Salve Mestre Come Barro! Sempre animando o carimbó em Quatipuru!


  1. 1 “VEREQUETE. É, É VEREQUETE.” « O BLOG DA POTÊNCIA/COMUNALIDADE INTEMPESTIVA Trackback em quarta-feira, 4 novembro, 2009 às 6:55 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Outras Comunalidades

   

Categorias

Arquivos

Blog Stats

  • 4,036,098 hits

Páginas


%d blogueiros gostam disto: