OBRIGAÇÃO E SAÍDA DE OGANS NO TERREIRO DE MÃE VALKÍRIA

Wagner-Junior 01 por você.
Clique nas imagens para ampliá-las.

No sábado (11) e segunda-feira (13) tivemos uma obrigação de três anos, do garoto Wagner de Oxóssi, e uma saída, de Junior de Oxaguiã, no terreiro de Mãe Valkíria.

WAGNER DE OXÓSSI, ALAGBÊ DE IANSÃ

Wagner-Junior 02 por você.

Conversamos com o alegre garoto Wagner, que nos falou que desde os seis anos participa dos cultos afro no terreiro de Mãe Valkíria, que é sua avó carnal, e que aos sete anos fez sua saída como Alagbê de Iansã. Aqui ele, junto a Iansã, sendo conduzido por Pai Gilmar de Yemonjá, faz sua obrigação de três anos.



Mãe Valkíria acrescenta algumas histórias a respeito da trajetória do pequeno Wagner no Candomblé em seu terreiro:

Wagner-Junior 05 por você.

O Wagner é alagbê de Iansã. Ele é meu neto. Foi feito pelo Pai Gilmar de Iemanjá, confirmou ele pra minha Iansã. Ele é de Oxóssi. Então Oxóssi confirmou ele pra entregar pra minha Iansã. Sábado ele pagou obrigação de três anos. Apesar de ele ter dez anos de idade, ele já faz a obrigação de três anos, porque ele foi feito bem novo, com sete anos. Graças a Deus, hoje ele é uma pessoa sadia, é uma criança meiga, uma criança boa. Em vista do que ele era nós podemos dizer que tivemos um grande sucesso com o Wagner, que só no fato de que ele vivia doente, Oxóssi acolher ele e hoje ele não ter mais os problemas que ele tinha já é uma vitória.


Ele é filho do meu filho Nato, também de Oxóssi, também ogan confirmado. No dia que o pai dele tava fazendo sete anos de santo ele foi confirmado. Hoje ele tem três anos de santo, quando o pai dele fizer quatorze anos de santo ele faz sete. Vão dar obrigação juntos mais uma vez. Dentro da minha casa Oxóssi é tudo, por isso pra mim é uma satisfação.

Wagner-Junior 11 por você.

Wagner-Junior 10 por você.

Wagner com Brasinha, erê de Iansã.

JUNIOR DE OXAGUIÃ, AXOGUM DE IEMANJÁ

Na continuação na segunda-feira (13), houve a saída de mais um ogan da casa de Mãe Valkíria, Junior de Oxaguiã, axogum de Iemanjá, um rapaz ativo e envolvido em diversas atividades religiosas e comunitárias.

Wagner-Junior 21 por você.

Conversamos com Junior, que além de candomblecista, cultua outras religiões e outras práticas, faz parte de uma banda heavy metal, publica com outro parceiro um zine na zona Leste de Manaus e já tem publicada uma novela literária. Deixamos aqui esta conversa, entremeada com imagens de sua saídaWagner-Junior 18 por você.

Faz cinco anos que eu convivo com a religião, e faz alguns meses que eu aderi como minha religião. Mais uma religião que eu participo, não propriamente religiões, mas práticas. Eu ainda tenho ligação com o hinduísmo. Eu resolvi adentrar ao Candomblé pela paixão que eu comecei a sentir pelos orixás e a grandeza que é tudo isso. Então eu quis participar não só de fora, mas dentro da religião.

Wagner-Junior 12 por você.


Wagner-Junior 19 por você.

Afora isso, eu tenho um zine também que trabalha com heavy metal, no meio underground. Foi desse meio justamente que me veio a curiosidade de conhecer o Candomblé. Foi ao contrário do que geralmente o pessoal vê de fora, com preconceitos. Eu comecei a ver de outro lado. E eu vou continuar com a Umbanda, todas as minhas práticas, eu participo também de alguns rituais, como o Calendário da Paz, que é do Tizoco Maia. Uma coisa não impede a outra, o Candomblé é uma religião pagã, sem preconceitos.

Wagner-Junior 13 por você.

Wagner-Junior 16 por você.

Wagner-Junior 20 por você.

Vou procurar me desenvolver, porque eu gosto muito de ser radical, no sentido de na raiz das coisas, e misturar o que eu consigo, indo buscar os panteões de antigas religiões, um pouco de cada, procurando sempre ascender. Eu procuro conhecer um pouco e ver se tem alguma coisa a ver comigo. Eu conheço um pouco de Umbanda, e conheço um pouco de Candomblé, e pretendo conhecer mais ainda agora que eu confirmei a entrada na religião.

Wagner-Junior 22 por você.


Wagner-Junior 17 por você.

Mãe Valkíria falou-nos também de suas espectativas quanto à saída desse novo babá de corte de sua casa, Junior de Oxaguiã, axogum de Iemanjá:

Pra mim é uma satisfação eu ter o Junior como meu ogan, de minha Iemanjá. É uma honra ter mais um ogan na minha casa. Cada filho de santo que a gente tira na casa da gente é uma satisfação. O Junior, em especial, é uma pessoa muito cativa à religião, é uma pessoa muito sábia. Eu espero que ele leve à frente, com cada vez mais gosto. Esta é uma obrigação que ele fez com muito sacrifício, que todo mundo que passa pelo roncó sabe que é muito sacrificante. E ele venceu, e por isso eu espero que, por ele ser uma pessoa muito dedicada e sendo uma pessoa meiga, como ele é, uma pessoa boa, ele entenda que a lei do santo é essa. Às vezes a gente sofre um pouco, mas depois a gente vence e é recompensado. Tudo que a gente faz pros orixás, a gente tem recompensa. Orixá não é riqueza; “eu vou fazer um santo hoje, amanhã tô rico”. Ele dá luz, dá proteção, prosperidade, abre os caminhos da gente, e a gente trabalha e vai pra frente. Só desejo pra ele muita saúde, muita paz, prosperidade, caminhos abertos pra ele e pra todos que estiverem na minha casa.

Wagner-Junior 26 por você.


Wagner-Junior 29 por você.

Wagner-Junior 30 por você.

●●● MÃE VALKÍRIA DE IANSÃ ●●●

Rua Coiama, nº 20 — João Paulo II (Manaus-AM)

Telefone: (92) 9117-3545

About these ads

20 Responses to “OBRIGAÇÃO E SAÍDA DE OGANS NO TERREIRO DE MÃE VALKÍRIA”


  1. 1 sumbulande sexta-feira, 18 dezembro, 2009 às 5:23 pm

    parabens a esta casa.
    lindissimo esta obrigação. a muito estou afastada desta religião. QUE MUITO APRENDI, MAS OBALUAÊ, E IEMANJÁ OGUNTE.
    TEM ME AJUDADO, ê respondido na vida de meus inimigos é imediato, tenho visto e me espanto.
    ajudaram… MUITO, EU E A MEUS FILHOS, ê precisamos de muitas ajudas… PASSAMOS POR COISAS DE OUTRO MUNDO, muitas covardias planejadas, parecendo filme mas infelismente era a realidade.
    E OS ORIXAS ME REVELARAM CADA QUAL, ISTO É MAIS QUE BENÇÃO Ê QUANDO VEJO CASAS FAZENDO COM SERIEDADES ESTAS OBRIGAÇÕES, ENTREGO AOS MEUS ORIXAS. emociono-me… POR MUITO TEMPO EU ME ENTRISTECI, POR TER QUE ME AFASTAR, MAS CUMPRI COM MINHAS OBRIGAÇÕES, ATÉ A MAIOR PARA EXU. ENTÃO É PORQUE OS ORIXAS SE REUNIRÃO PARA AGORA ME AJUDAR, JÁ AJUDEI E TENTO CONTINUAR A AJUDAR MEU SEMELHANTE SEMPRE HONRANDO O NOME DESTE ORIXA QUE PRESO E TRAGO NO ORY. obaluaê, ê iemanjá ogunté.
    SUA BENÇÃO E PEÇO QUE SEMPRE COLOQUEM MEU NOME NO INGOROCIM. AXÉ.

  2. 2 serio sábado, 6 março, 2010 às 1:01 pm

    coisa fei essa vidas condenada pro inferno que cre nesse mal candomble macumba bruxaria coitadas dessas crincas batendo tabom criancas que nao louva a deus nao orar nao vao na igreja tenho pena dessas criancas que ois pais levam pro mau caminho da perdicao do diabo lucifer com essas ruopas azul etc um dia a macumba vai se acaba um dia candomble merda de engano thao

    • 3 ogan weslei ( r.j 0 sexta-feira, 12 março, 2010 às 9:26 pm

      boa moite , vc esta totalmente errado nos acreditamos em deus (olorum) a oxalá e diversos orixas do panteão,como vc ‘serio’ cultua deus da felicidade e do amor da paz e da felicidade,nos tambem fazemos o mesmo.so que e cultura,costumes,doutrina difente.!!!!!nos da religiao afro-brasileira temos o livre-arbitrio,de fazermos o queremos se vc nao gosta e um ponto de vista seu.dane-se mas nao ofenda de quem e da nação (jeje,ketu,bantu,ciganos etc..)
      isso q vc fala e preconceito,intolerancia religiosa entao cuida do que e seu. e vai proucurar alguma coisa pra fazer seu vagabundo!!!!!!!!!!!!!

      viva orixas viva axè!!!!!!!!!!!!!!kolofe!!!

    • 4 Ludungunzo quinta-feira, 27 maio, 2010 às 10:50 pm

      Boa noite,… em primeiro lugar tens que aprender a escrever.. en segundo ,respeitar a religiao alheia ..e acima de tudo se enformar melhor ..pois pelo visto vc esta muito mal informada sobre este assunto… tenho pena de ti.. que Nzambe Yapongo de cubra com o que vc merecer.. Nife ki Olorun fe.

    • 5 Ogan Wagnerzinho e Ogan Junior sexta-feira, 22 abril, 2011 às 5:21 pm

      MTO INTELINTE DA SUA PARTE,SEU MEDIAVEL IGNORANTE,Q DIZ Q TUDO É DO DIABO, O Q NÃO ENTENDE. APOSTO Q AINDA ACREDITA NESSAS VERDADES IGNORANTES.VAI LER,VAI SE EDUCAR,VAI SE INFORMAR.CIÊNCIA É COMPREENSÃO E CONHECIMENTO.ALGO Q VC NÃO TEM…….

    • 6 adriano quinta-feira, 15 dezembro, 2011 às 11:23 am

      vc e um inguinorante por causa de pessoas como vc o mundo ta assim um brigando com outro por religião todas religiões leva a deus se vc vive sem fazer mal a ninguem deus não lhe condena deus e amor respeito ao proximo deve ser vc com essa intolerancia que ta servindo ao diabo axe meu irmão

  3. 7 GRASY terça-feira, 11 maio, 2010 às 9:18 am

    Isso mesmo apoi tudo que o pai digitou ,concerteza esta pessoa que digitou não é de Deus e muito menos evang´wlico pois evangélico não entra em saite Espirita e sim da IGREJA ,DEVE TER FREQUENTADO E AGORA ESTAI DANDO MAL EXEMPLO DE UM SER HUMANO.

  4. 8 ROSE D OYA quarta-feira, 19 maio, 2010 às 8:21 pm

    NOSSA RELIGIAÕ TEM COMO CARRO CHEFE A AJUDA E A CARIDADE,FAZEMOS SIM MUITA CARIDADE Ñ SOMOS COMO OUTROS QUE SE DIZ FAZER CARIDADE E NEM SEQUER A CONHECE,A PRIMEIRA CARIDADE ESTA,EM Ñ CRITICAR O PROXIMO,PQ SÓ QUEM TEM O DIREITO DE JULGAR QUALQUER SER HUMANO,É DEUS,E COMO FICA A CARGO DELE A DECISÃO DE CERTO OU ERRADO,VAMOS NOS IRMÃOS NOS ENTREGAR,E FAZER UM PELO O OUTRO,SEM OLHAR COM O PRECONCEITO,SEJA RELIGIOSO,DE COR OU RAÇA. SEJA UTIL E FALE BEM DE OUTROS POIS ASSIM CHEGARAS A DEUS,VEJA O HOMEN NA IMAGEM DO SER LIVRE E LIBERTO DE TODOS OS PRECONCEITO FOI ASSIM QUE DEUS NOS CRIOU COM O LIVRE ARBITRIO.CRESÇA EM ESPIRITO,PREOCUPECE COM O MELHOR PARA SI E PARA O MUNDO ASSIM SEREMOS TODOS FELIZES OLORUM MODUPÉ AXE,QUE OYA CUBRA COM O AVAL DE DEUSESTE SER TÃO MAU ENFORMADO E CRITICO.SALVE TODAS AS RELIGIÕES.

  5. 9 OGAN WESLEI (R.J) quarta-feira, 9 junho, 2010 às 1:24 pm

    ADMITO QUE ALGUMAS PALAVRAS DO MEU DEPOIMENTOS ANTERIORMENTE ESTÃO ERRADAS,MAS MINHAS INTENÇÕES FOI AS MELHORES,PROTEGER E DEBATER ALGUMAS COISAS QUE FALAM DE MAL DA MINHA RELIGIAO.KOLOFE!!

  6. 10 Junior de Osaguian sexta-feira, 17 setembro, 2010 às 11:32 am

    Abaixo o Preconceito Religioso,
    Abaixo o Preconceito Racial,
    Abaixo o Preconceito Sexual,
    Abaixo o Preconceito Cultural,
    Abaixo a Intolerância.

    Como me disse uma grande amiga: “Que cada um cuide do seu cu.”

    Salve os Orixás!
    Salve Olorum!
    Salve o Preto e o Branco!
    Salve a Diversificação Cultural!

    Axé!

  7. 11 ton sábado, 19 fevereiro, 2011 às 8:09 pm

    incrivel
    como se preocupam com a religiao dos outros
    temos o livre arbitrio
    zambi que nos proteja
    sou também ogan confirmado
    xangô que é meu pai quem abençoa

  8. 12 Ogan Wagnerzinho e Ogan Junior sexta-feira, 22 abril, 2011 às 5:28 pm

    MHA MÃE É LINDA E POSSUI MTO AXÉ E FORÇA…E LUZ……..SALVE O CANDOMBLÉ…………….

  9. 15 Marcos Amaral segunda-feira, 11 julho, 2011 às 7:46 pm

    oiiii eu sou ogã de oxum mais sou de obaluae quem ganha o ogão é quem banca

  10. 16 alex terça-feira, 10 janeiro, 2012 às 8:31 pm

    conheso muita coisa sobre ogumm conheci esses dias uma qualidade de ogum que nunca ouvi fala e ogum lakaye queria saber a hitoria dele e seu caminhos muito obrigado

  11. 17 Cheylla sexta-feira, 20 janeiro, 2012 às 10:43 am

    Oh Serio, vá procurar aprender a escrever direito antes de criticar a religião. Respeite o candomblé assim como eu, que não faço parte mas que admiro muito as suas origens e tradições. E axé para todo mundo mesmo rsrsr

  12. 18 Anônimo domingo, 25 março, 2012 às 1:45 pm

    nâo tenho muito a acrescentar ao que o boçal que expressou seus pensamentos de maneira equivocada, pra não dizer idiota . Que Deus é esse que ele serve que ele ao mesmo tempo abomina. Sim abomina , pois é um Deus só. Deus maravilhoso, Deus de amor, Deus de cura e Deus de perdão. Precisa-se que as pessoas estudem não basta se converter a cristão, pois até o cristão do capeta é cristão. Vamos nós MACUMBEIROS como ele se dirige a nós umbandistas ou candomblecistas rezar e pedir a esse Deus vivo e misericordioso que cremos o perdoe e o mostre o verdadeiro caminho. O caminho do amor ao próximo. Patricia de Yemanjá.

  13. 19 Anônimo terça-feira, 23 outubro, 2012 às 7:37 pm

    lindo esse trabalho .
    referente ao comentario do nosso irmão cristão que DEUS é este que ele serve de deixa ele ter tanto odio em seu coração onde abita preconceito ira e iguinorancia não sobra lugar para JESUS .
    vivemos em um pais livre onde temos o direto de expressar nossos sentimentos mas respeitosamente se ele esta tão preucupado assim com essas crianças que estão cedo se encaminhando porque ele não da uma voltinha numa praça perto da casa dele e ve quantas crianças estão neste momento se vendedo por uma pedra de crak.estas sim tão presisando de alguem ter pena delas ..
    nos que somos de outra religiões devemos em primeiro lugar nos colocarmos em nossos lugares e aprender que estamos aquipara ser jugado e não jjugar .
    este menino teve que ter muita dedicação para chegar ate ai e vai ter que ter mais dedicaçaõ para prosseguir ..
    parabens a casa e seus filho..


  1. 1 CONVERSANDO COM A NOITE « Trackback em segunda-feira, 28 setembro, 2009 às 1:28 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Efeitos Justos para Suas Causas.
ADVOGADO ARNALDO TRIBUZY - RUA COMENDADOR CLEMENTINO, 379, SALA C (8114-5043 / 3234-6084).

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Frente Blogueira LGBT

Outras Comunalidades

   

Categorias

Blog Stats

  • 3,216,922 hits

Páginas


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 189 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: