ANIVERSÁRIO DE MANAUS PROVA 339 ANOS?

Quando a cidade de Manaus, supostamente, fez 300 anos, ocorreu uma tertúlia histórica hilariante. Alguns professores de História na época não haviam historiadores nas terras dos Manaós , como a professora Neuza Ferreira, levantaram a questão do erro da data comemorativa. Manaus ainda não chegara ao 300tão. Alguns professores manifestaram também suas opiniões, uns afirmando que sim, e outros que não. O certo é que nunca ficou resolvida a tertúlia histórica. Não se sabe se a razão é a falta de pesquisa porque ainda não existem historiadores em Manaus capazes de mudarem os métodos para um conceito mais cartográfico dos acontecimentos como emergências de novas forças, mas o certo é que as comemorações continuam com a data dos 339 anos.

A CARTOGRAFIA DE UMA CIDADE

O filósofo Sartre chamava de Ilusão Biográfica “acreditar que uma vida vivida pode assemelhar-se a uma vida contada”. Nos supostos 339 anos de Manaus, cabe Sartre. Nada muda ter ou não ter esta idade histórica oficial, ou não. Nada muda com todos os ufanismos telúricos enrolados entre risos e lágrimas de salões. Nada muda com a encenação ostentadora do Teatro Amazonas. Cenas com o povo excluído. O que faz mudar são acontecimentos como emergência do novo produzido pelos entrelaçamentos das forças antagônicas dos discursos. O quase nada que Manaus vive, aí sua preocupação em só poder contar sua vida, e não poder confirmar em seu corpo sua vivência-acontecimento.

Uma cidade não é uma física Geo-Política distribuída em corpus econômico, administrativo, social. Uma cidade se faz corpo em seu discurso-desejo pluralidade dos semelhantes. O que cria as ocasiões, os fatos, os acontecimentos como realidade social, benefício de todos. As ações dos elementos materiais e imateriais (espaços construídos) que interpelam os habitantes como fluxos históricos, arquitetônicos, estilísticos funcionais promovendo a alegria afetiva e cognitiva (Guattari). O que pontua as ocorrências reais como tempo cartográfico: devires político, estético e ético. Não contagem ficcional tirada do modelo perpetrado e apresentado pelos governantes. Excludente dos habitantes. O efeito 339 anos de Manaus. Tempo dolorosamente concebido pela memória que não teve a população como fator criador de uma cidade.

Manaus, sem cartografia de desejos poiéticos, foi sempre um passeio retilíneo sem ondulações ontológicas, promovido por todos que a seqüestraram e a mantiveram em cativeiro. Sempre em nome da democracia. Cada tempo de eleição é a corrida para o assédio vampirante de Manaus, e ela sem poder produzir fabulosos monumentos-ativos (Nietzsche) seqüestrada que está nos interesses biográficos narrativos. A dissipação do real político como sintoma dominante nos poderes parlamentar e executivo.

Concebida desta forma, Manaus não carrega acontecimentos-habitantes, só narrativas-governantes; sendo assim, os professores de história tinham razão: Manaus se perdeu nos anos. Não possui tempo “vida vivida”.

Acesse também:

PARABÉNS, MANAUS!

O OLHAR DE GLAUBER ROCHA SOBRE TUA TRISTEZA PERMANECE NO SEGUNDO MILÊNIO…

**********************************

MANAUS, MANAUS, MANAUS… DESPERTA, MANAUS!

About these ads

14 Responses to “ANIVERSÁRIO DE MANAUS PROVA 339 ANOS?”


  1. 1 aurilene terça-feira, 2 junho, 2009 às 5:27 pm

    este site deveria mostrar fotos de manaus antes e depois

  2. 4 O POLITIKO quinta-feira, 24 setembro, 2009 às 2:53 pm

    Com certeza ha uns vinte ou trinta anos,retrospectivamente a qualidade de vida foi bem melhor,para uns e otima para outros.Mas ai alguns governantes e ex acharam melhor se mudar para ilhas do rio de janeiro,vindo aqui so para criticar e pegar nossos votos,e posteriormente voltar.E como sempre sen bons progetos,a cada ano eleitoral voltam novamente.Quando o progeto e bom,logo encontran apoio suficiente para que so fique no papel criando polemicas,quando e ruin e tem varios outros engatados atras como os gatilhos do sarnei e a pec dos veradores e aprovado,essas e outras e que fas Manaus feia,mas a nossa cidade sen duvida e de uma beleza de infindavel exuberancia e riquezas naturais, rios e matas e pela cultura diferenciada de povos habitantes originariamente ,outros vindos de estados diferentes do brasil.Parabes sempre Manaus.

  3. 6 CLAUTER CARVALHO domingo, 18 outubro, 2009 às 3:13 pm

    Concordo com imagens de Manaus antes e agora. Possuo um grande acervo de imagens de Manaus Antiga, se interessar posso ceder ao site.

  4. 7 rebeka terça-feira, 20 outubro, 2009 às 1:14 pm

    esse site deveria mostera fotos de para os que nao sebem como e vai comasa a saber

  5. 8 SUELEM DA SILVA CAVALIER sexta-feira, 23 outubro, 2009 às 7:04 pm

    NA MINHA OPINIAO,MANAUS VAI SIM COMPLETAR 339 ANOS.
    POR QUE ,EM 2008 MANAUS COMPLETOU 338 ANOS.

  6. 9 steffany sexta-feira, 23 outubro, 2009 às 7:29 pm

    manaus vai enterar sim 340 anos

  7. 13 andreina terça-feira, 18 outubro, 2011 às 7:11 pm

    claro porque deveria mostrar fotos antiga de manaus

  8. 14 franciane quinta-feira, 3 novembro, 2011 às 12:52 am

    ola amazonenses para bens manaus pelos339 anos vc merece


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Efeitos Justos para Suas Causas.
ADVOGADO ARNALDO TRIBUZY - RUA COMENDADOR CLEMENTINO, 379, SALA C (8114-5043 / 3234-6084).

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Frente Blogueira LGBT

Outras Comunalidades

   

Categorias

Blog Stats

  • 3,171,197 hits

Páginas


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 183 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: