FESTA DE OXÓSSI E OBRIGAÇÕES NO BARRACÃO DO PAI GILMAR

Clique nas fotos para ampliá-las.

O barracão estava ornamentado com diversas ramas de palmeiras silvestres, um altar no centro composto de variadas frutas regionais, principalmente milho, tudo isso porque era a festa de Oxóssi, o orixá caçador. Por isso “tenta-se reproduzir uma pequena mata dentro do barracão”, explica-nos Pai Gilmar.

A festa de Oxóssi é uma obrigação que a gente faz todos os anos, que é pra louvar o deus da nação Ketu, sempre ao final de junho ou começo de julho, aqui nessa casa, por ser um calendário litúrgico. Em Salvador, por exemplo, é festejado geralmente no dia de Corpus Christi.

E quando os jovens e crianças fizeram soar os atabaques, a potente e melodiosa voz de Pai Gilmar faz movimentar a roda de mais um magnífico xirê que se iniciava no abençoado barracão.

A prestigiada festa conta com a presença de vários babalorixás renomados na cidade de Manaus e em outros estados do Brasil. Todos logo participaram, incorporando seus orixás no salão.

Pai Ribamar de Xangô ———— Pai James de Oxóssi

Mãe Valkíria e Mãe Jô de Iansã ———– Pai Júlio de Oxóssi

Pai Antônio de Oxóssi e do Caboco Risca

Os convidados assistem a tudo com alegria e devoção, enquanto os adeptos da autêntica religião do Candomblé rezam e dançam para seus orixás, que sempre lhes ajudam, abençoando-os por toda a vida.

Pai Gilmar nos relata que esse ano a festa de Oxóssi foi mais complexa, pois aproveitando-a, filhos e netos fizeram com respeito e responsabilidade suas obrigações.

Primeiro foram dois netos fazendo sua primeira obrigação:

Mário de Iemanjá

Léa de Oxaguiã

E enquanto seus netos iam progredindo no culto da religião, os atabaques continuavam a impulsionar os rituais de crença que predominavam nos adeptos e na admiração dos simpatizantes presentes no barracão.

E então Pai Ribamar trouxe Oxóssi ao salão para demonstrar ao povo presente que no barracão de Pai Gilmar ele sempre come bem e em abundância. E Oxóssi compartilhou com os presentes sua comida e abençoou o milho distribuído aos presentes.

Oxóssi veio primeiro para o ritual de distribuição da carne (erã), da caça que ele comeu, que foi um coelho, um cabrito e um porco. E o milho (abadô), que é um ritual que Oxóssi distribui o milho, que as pessoas levam e penduram na porta, e serve contra qualquer influência negativa, ou colocam dentro de uma panela de alimento, pra assegurar fartura o ano inteiro. E tinham também outros tipos de frutas, que são alimentos muito preferidos por Oxóssi. Menos tangerina. A quizila de Oxóssi é tangerina. Não entra tangerina em casa de orixá.

Em seguida Oxóssi retornou, agora portando suas paramentas de caçador, inclusive trazendo uma ave como demonstração de seu poder de caçador, abençoando seus filhos na sobrevivência necessária de todo dia.

Foi assim que ele trouxe seus dois ogans e suas duas ekédis que também cumpriram suas obrigações no decorrer da festa.

Os ogans Jobson e Sérgio, ambos de Oxóssi, fazendo, respectivamente, obrigações de um e três anos.

E as ekédis Nilda e Elen, ambas de Oxóssi e fazendo obrigação de três anos.

É um ciclo. É bom que eles façam suas obrigações, cumprindo o ciclo, porque aí não fica uma coisa morosa nem pra pessoa, nem pra casa, porque aí o santo não fica cobrando aquela etapa na vida espiritual da pessoa, que ela tem que passar.

E Pai Ribamar trouxe ao salão Pai Miguel, que foi o homenageado da festa. E todos o saldaram com alegria e amizade do culto comum.

Na conversa que tivemos com Pai Gilmar, aproveitamos ainda para pedir suas palavras enquanto cidadão a respeito das eleições que se aproximam. O respeitado babalorixá mostrou todo seu entendimento lúcido, analisando os fatos ocorridos durante a campanha e a distância que tomam da população quando eleitos.

Que eles [os políticos] realmente cumpram o que prometem. Eles falam muito. “Quem tem boca vai a Roma”, como diz o ditado. Mas isso serve para as pessoas que perguntam o que querem saber. Não serve para as pessoas que falam o que querem, mas não cumprem o que prometem, que as pessoas precisam e ficam esperando, principalmente as pessoas humildes, que precisam de asfalto nas ruas, de coleta de lixo, de água encanada, de esgoto, pra não ficar a céu aberto, como é do lado da minha casa. A gente reivindica isso há muito tempo, e eles só prometem e não fazem, como seu Gilmar Nascimento, que na eleição passada era candidato, hoje é vereador, prometeu, prometeu, prometeu e até hoje não voltou aqui na rua. Eu estava viajando, e soube que o prefeito veio aí inaugurar o poço de água, fogos e mais fogos, carro de som, aplausos e vaias, prometeu que vai canalizar o esgoto e fazer rip-rap. Vamos ver!

About these ads

11 Responses to “FESTA DE OXÓSSI E OBRIGAÇÕES NO BARRACÃO DO PAI GILMAR”


  1. 1 marcia terça-feira, 9 setembro, 2008 às 1:46 am

    Parabéns.tudo muito lindo.Adorei mesmo….

  2. 2 cicero de akuaeran sexta-feira, 25 setembro, 2009 às 3:39 pm

    gostariade saberse e obrigado raspa akuaeran

  3. 3 cicero de akuaeran sexta-feira, 25 setembro, 2009 às 3:41 pm

    eu adorei que qualidade e essa

  4. 5 ygor peçaibes dos santos terça-feira, 6 outubro, 2009 às 12:21 pm

    bom na casa de meu pai gilmar de yemonja
    eu dofono de exu fui feito no mes de janeiro de 2009
    dia 24 foi minha saida no ile axe ya sesu toian na casa de yemonja…bom…e por isso eu sou grato ao meu pai por ele ter feito o meu orixa e por isso eu amo meu pai…?

  5. 9 wildem segunda-feira, 10 janeiro, 2011 às 3:38 pm

    estava lindo sua o brigasao meu pai eo seu pai e belo de mas rei de keto rei da fatura eo o umico orixa quer e casador um dia vc porde vim no meu baracao . sou da rama de meseval do recife onde se chama o sitio mas verhlor de pemanbuco sou do orixa o ode

  6. 10 rafa domingo, 6 março, 2011 às 7:05 pm

    tudo que vem desse rei eu amooooooooooooooooooooooooo,parabens muito lindo.

  7. 11 kaliane da cruz quinta-feira, 28 abril, 2011 às 11:06 pm

    Nao conheça vcs mas adorei le tudo gostaria de saber onde estao localizados quero participar das festas adoro, nasci vendo assistindo os orixas. aguardo resposta parabens


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

Quer linha de corte? Este é esquizo. Acesse:

CAMPANHA AFINADA CONTRA O

VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

_________________________________

BLOG PÚBLICO

Propaganda Gratuita

Você que quer comprar entre outros produtos terçado, prego, enxada, faca, sandália, correia, pé de cabra ou bola de caititu vá na CASA UYRAPURU, onde os preços são um chuchu. Rua Barão de São Domingos, nº30, Centro, Tel 3658-6169

Pão Quente e Outras Guloseimas no caminho do Tancredo.
PANIFICADORA SERPAN (Rua José Romão, 139 - Tancredo Neves - Fone: 92-8159-5830)

Fique Frio! Sabor e Refrescância!
DEGUST GULA (Avenida Bispo Pedro Massa, Cidade Nova, núcleo 5, na Rua ao lado do DB CIdade Nova.Todos os dias).

O Almoço em Família.
BAR DA NAZA OU CASA DA VAL (Comendador Clementino, próximo à Japurá, de Segunda a Sábado).

Num Passo de Mágica: transforme seu sapato velho em um lindo sapato novo!
SAPATEIRO CÂNDIDO (Calçada da Comendador Clementino, próximo ao Grupo Escolar Ribeiro da Cunha).

A Confluência das Torcidas!
CHURRASQUINHO DO LUÍS TUCUNARÉ (Japurá, entre a Silva Ramos e a Comendador Clementino).

Só o Peixe Sabe se é Novo e do Rio que Saiu. Confira esta voz na...
BARRACA DO LEGUELÉ (na Feira móvel da Prefeitura)

Preocupado com o desempenho, a memória e a inteligência? Tu és? Toma o guaraná que não é lenda. O natural de Maués!
LIGA PRA MADALENA!!! (0 XX 92 3542-1482)

Efeitos Justos para Suas Causas.
ADVOGADO ARNALDO TRIBUZY - RUA COMENDADOR CLEMENTINO, 379, SALA C (8114-5043 / 3234-6084).

Decepcionado com seus desenganos? Ponha fé nos seus planos! Fale com:
PAI GEOVANO DE OXAGUIÃ (Rua Belforroxo, S/N - Jorge Teixeira IV) (3682-5727 / 9154-5877).

Quem tem fé naõ é um qualquer! Consultas::
PAI JOEL DE OGUM (9155-3632 ou paijoeldeogum@yahoo.com.br).

Belém tá no teu plano? Então liga pro Germano!
GERMANO MAGHELA - TAXISTA - ÁGUIA RADIOTAXI - (91-8151-1464 ou 0800 280 1999).

E você que gostaria de divulgar aqui seu evento, comércio, terreiro, time de futebol, procurar namorado(a), receita de comida, telefone de contato, animal encontrado, convites diversos, marocagens, contacte: afinsophiaitin@yahoo.com.br

Frente Blogueira LGBT

Outras Comunalidades

   

Categorias

Blog Stats

  • 3,206,313 hits

Páginas


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 188 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: