SAÍDAS DE IANSÃ E OXUM NO ILÉ AXÉ ONAN DOIÁ

Ontem, no primeiro dia de março, lá na Rua 3, São José 3, quadra 50, casa 67, Zona Leste de Manaus, o babalorixá Alexandre de Iemanjá novamente abriu as portas de sua casa Onan Doiá para receber seu ilé e todos os convidados e interessados participar da religião do Candomblé ou simplesmente para apreciar à saída de mais dois filhos que chegam para engrandecer sua casa perante à comunidade afro-brasileira sob a proteção dos orixás.

Pai Alexandre, sempre com a mesma afetividade, agradeceu a presença e distribuiu suas bênçãos aos filhos, babalorixás, convidados, simpatizantes:

É uma alegria muito grande receber pessoas que eu jamais esperaria aparecer por aqui. Na força do orixá, o Candomblé passa uma visão de paz pras pessoas que acreditam em paz. E eu fico muito feliz mesmo de ter vocês aqui na minha casa, uma casa que está começando agora. E eu fico feliz de estar tirando mais um barco, uma saída de santo, uma saída de dois yaôs. Um deles é o Tiago Dofono da Iansã, e o André de Oxum. Iansã e Oxum estão aqui e provam que nada faltou a elas, e estão muito felizes por vocês estarem prestigiando. Essa festa A festa é uma homenagem a estes orixás, aproveitando estas duas saídas, o nascimento deles dentro da religião do Candomblé. Que Iansã e Oxum tragam axé pra vida de todos vocês.

E veio a primeira saída, que é a saída pra Oxalá, todos pintadinhos, com a cabeça pintada de branco, com a folha de peregun.

A segunda saída, a saída de ocodidé, todo yaô deve usar o ocodidé, porque senão aos olhos de Olorum ele não é visto como yaô, é como se não tivesse sido feito no santo, explicou o babalorixá.

E houve ainda três ogans que foram “suspensos”, que mostram como as pessoas admiram, se aproximam e como resolvem entrar efetivamente no Candomblé, uma das poucas religiões que não fazem pressão ou chantagens emocionais para conseguir adeptos:

São pessoas escolhidas e apontadas pelo orixá, foram suspensos três ogans hoje, dois do Pai Bosco e um daqui de casa. Futuramente eles podem ser iniciados, é o nosso orixá, o orixá do pai de santo que traz eles na sala. São pessoas que já estão se preparando na casa de santo. Estão andando a muito tempo, queriam participar, conhecer, aí gostaram da religião, querem se aprofundar, depois chegam com o pai de santo e dizem: “Pai, acho que eu estou preparado”. Então o orixá vem e aponta a pessoa, se ele quiser. O orixá é que manda na gente, mas são seres tão iluminados… A gente pode até dizer: “Eles mandam na gente”; mas pra gente é uma coisa boa, porque o orixá faz muita coisa boa na nossa vida. Ele muda muito as pessoas. As pessoas criam amor pelo seu santo.

E, então, na terceira saída são escolhidos os padrinhos de oruncó. É a saída que o orixá nasce, dá o nome, pra todo mundo conhecer o orixá, ver que ele é, tem a escolha dos padrinhos ou madrinhas de oroncó.

Primeiro foi o respeitado Pai Jean de Xangô, padrinho de Tiago Dofono de Iansã:

Bênção aos meus mais velhos, bênção aos meus mais novos. É uma honra muito grande está aqui na casa do Pai Alexandre, um menino que a gente viu nascer dentro do orixá, fazer suas obrigações, e hoje a gente ver ele começar uma casa de Candomblé, e hoje tirando um barco de Yaô. Todos nós sabemos, como ele mesmo falou, todo sacrifício pra que a gente possa colocar o yaô na sala, o orixá nascer e trazer o seu axé, a sua força, a sua proteção, mas essa é a prova viva de que o nosso Candomblé a cada dia que passa ele tá crescendo. Em todo lugar, em toda casa, o orixá mostra a força viva dele. E a gente só tem de procurar cumprir os desígnios que Deus e o Orixá mostram pra todos nós, pra mim é uma alegria muito grande poder tirar o oruncó de minha mãe Iansã. Que minha mãe Iansã possa dar muito amor a esse menino, a essa casa, que ela cresça dentro dessa casa com muito axé. Que Iansã traga prosperidade a todos nós. Vamos dar uma voltinha pra que toda praça de Manaus saiba que a senhora é um orixá de fé, um orixá de luxo e força, que a senhora é oyá, que a senhora é mãe dos nossos filhos. Eparrêio, Oyá! Em nome de Obá, em nome de Xogum, em nome de Iemanjá, que é dona da casa, em nome de Oxaguiã, que é meu pai…

Em seguida veio o conhecido Pai Disne de Ogum, rombono do histórico e atuante na beleza da religião do Candomblé, Pai Ribamar de Xangô:

Estou aqui pra agraciar e ajudar aqui na festa. Vamos lá, hoje é o seu dia, é o dia do seu nascimento, é o dia que a senhora vai revelar sua força, todo o seu poder, tudo o que aconteceu nestes dias que a senhora passou recolhida, demonstrar pro povo que a senhora tem força, que a senhora tem axé, pra que todo mundo veja que a senhora vai gritar o seu nome, que todo esse sacrifício foi feito pra trazer mais saúde e felicidade pra senhora, pra seu pai, pra seus irmãos, pra sua casa…

E finalmente veio a quarta saída, o ápice de uma saída de yaô, e Pai Alexandre nos falou sobre algumas pequenas particularidades dos orixás presentes nestas saídas:

A quarta saída é a saída de luxo, quando o orixá sai caracterizado como ele é mesmo, com suas paramentas, a dança do orixá. Iansã dança com os elementos, você vê que ela é agitada. Já Oxum é mais delicada, mais doce. Oxum sempre foi muito vaidosa, você vê que quando ela toma o seu banho, ela põe os brincos dela, as pulseiras dela, mas o orixá está ali. Enquanto ela saiu com a abebé e o espelho na mão, Iansã saiu com a espada e o eruexum, que é aquele instrumento que ela traz pra espantar os eguns.

Ao final, Pai Alexandre, enquanto a comitiva afinada degustava a saborosíssima comida do santo, ainda deu sua preciosa atenção, falando-nos de algumas dificuldades e intolerâncias que às vezes ocorre quando se quer praticar esta religião autêntica do povo brasileiro:

Eu tive um pouco de problema com vizinhos, por isso eu procuro tocar sempre não tão tarde. Eu costumo começar 6h da tarde, 9 e meia, 10h já acabou o Candomblé, hoje que gente terminou já mais de meia noite. Eu respeito o espaço deles, mas o primeiro Candomblé que eu fiz aqui, têm uns evangélicos que jogaram sal grosso, pedra aqui em cima do barracão. Eu acho que eles pensam que assim vai acabar. Eu tava dizendo pros meninos, jogaram sal grosso, fez foi descarregar, que sal grosso é pra descarrego, limpou foi a casa do santo. Candomblé às vezes é mal falado até pelos próprios adeptos, mas é uma minoria, mas eu estou aqui, eu digo pros meninos, é por uma função, e eu espero que a função maior seja por um Candomblé de Paz.




 

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102 Responses to “SAÍDAS DE IANSÃ E OXUM NO ILÉ AXÉ ONAN DOIÁ”


  1. 1 Ricardo Franç De abreu sexta-feira, 4 setembro, 2009 às 4:52 pm

    sou do Rio de Janeiro filho do axe gantuo,valeu

  2. 2 Anônimo sexta-feira, 4 setembro, 2009 às 8:01 pm

    oi…gostei muito das fotos
    e digo que essa saida de santo

    ou orixa como chamam, foi das

    mais bem tiradas de ilê…

    que todos continuem assim… lindos e genties…

    • 3 franciney... sexta-feira, 4 setembro, 2009 às 8:05 pm

      oi… eu tambem faço parte dessa religiao

      e digo que amei de coraçao todas as fotos tiradas

      da saidas das santas oxum e iansã espero q todos dessa

      casa estejam felizes com os orixas que eles carregam…

  3. 4 marcos monteiro quinta-feira, 15 outubro, 2009 às 1:39 pm

    Gostaria de conhecer o candomble com mais profundidade. tem algumas coisas que não compreendo direito.

  4. 5 Nicoly de Xangô segunda-feira, 19 outubro, 2009 às 3:07 pm

    Olá! Adorei essas fotos são muito interessantes, tenho apenas 10 anos mais ja encorporo xango e oxum, caboclo e Here.

    Adoro Candomble. Mais frequento Umbanda Transada!!!

    Beijos adorei conhecer a todos e add meu msn..
    nicoly_yuri@hotmail.com
    E entra no meu site:
    http://www.xangomenino.com.br

    Tchau…

  5. 6 rafaela c.luciano terça-feira, 27 outubro, 2009 às 11:55 am

    adorei sua fotos sou de oxum com oxossi;minha mae e mae de santo e´de xango com iansa adoraria ver mas fotos beijos sou equede de xango,

  6. 7 gabrieli d oya segunda-feira, 2 novembro, 2009 às 4:46 pm

    achei tudo lindo bjokas

  7. 8 maicon wilson segunda-feira, 11 janeiro, 2010 às 9:50 pm

    sou filho de ogum com iasã que meus superiores tragam muita paz e muitas conquistas para esse ano a todos

  8. 9 fomo d' Iansã quarta-feira, 20 janeiro, 2010 às 6:08 pm

    Adoreei essa saida de yaós !
    Que nação é essa .

    Pai está de parabéns ♥ Lindo lindo lindo

    Axé !

  9. 10 Isabelle domingo, 31 janeiro, 2010 às 12:56 pm

    Adorei as fotos sou filha de yansã que minha mãe cm seu vento sopre muitas alegrias para sua casa muito AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAxxxxxxxxxxxeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

  10. 11 Fomo Ti Ogum sexta-feira, 12 fevereiro, 2010 às 10:17 am

    Mojupè pela existência desse Ilé Asè, Sou d’Ogum c/Orisalà farido há menos d 1 mês no Ilé Asè Igi Omom Alaketu, na cidade de Itaboraí/RJ,minha madrinha de Oruncò foi uma Ebomi de Yansã. Nossa casa tb está começando, somos o segundo barco de 3 Yawôs. Muito linda a saída das Yabàs, simples porém grandiosas como o tamanho do asè em que nasceram, muito semelhante à nossa casa. Parabéns a todos! Por acaso é uma casa de Angola? Motumbà

  11. 12 jamson sexta-feira, 19 março, 2010 às 2:37 pm

    comlicença ao dono da casa abença baba só de salvador bahia capital. E bom ver que nosso religião esta ai na resistecia que oxala traga paz amo harmonia pra sua casa e sua alma sõ filho de ogum. abeção baba AAAAAAAXXXXXXXXXXEEEEEEEEEE

  12. 13 pai sergio dòdé quarta-feira, 31 março, 2010 às 7:17 am

    Adorei as fotos,estão simplismente maravilhosas,e aos que não gostaram,criem vergonha na cara e deixe de dispeitas e invejas,pois o candomblé era tocado em senzala,e na quela época não requiria tanto requintes,muito menos luxuria como se vê hj.Estar muito bom,parabens a todos.Sim quanto a colocar na midia é assim mesmo que tem que ser,as outras religiões vivem na mídia e nem por isso deixam existir.Acorda alice…

  13. 14 fernanda de oliveira terça-feira, 25 maio, 2010 às 4:59 pm

    isso é macumba so faz mal pro outros!!! macumbaaaa1!

  14. 15 Natasha domingo, 12 setembro, 2010 às 7:13 pm

    Ola gente eu , nao participo de nada disso nem tenho religiao
    Mas queria saber , cm e essa religiao se tem algum mal e talz . nao tenho medo mas respeito sabe .. E pq meu amigo vai ter Saida e me chamaram ,ai eu queria saber cm e pra min nao me surpriender por favor se puder me Responda com Urgencia !

  15. 16 afinsophia domingo, 12 setembro, 2010 às 8:29 pm

    Querida Natasha,
    os rituais de Umbanda e Candomblé, Mina e outros cultos, assim como todas as manifestações provenientes dos negros, como o samba, a capoeira e o Carnaval são expresões de pujança e vigor e fazem parte das nossas origens, é só alegria, muita paz e muito axé…
    Então vá e, embora você diga que não tem religião, pode aproveitar a religiosidade na comunhão dos santos e orixás…
    Abraços afinados!

    • 17 Natasha segunda-feira, 13 setembro, 2010 às 8:54 pm

      Outra Pergunta
      Eu posso ir com qualquer roupa ou nao ? por eu nao ter religioa eles podem fazer algum mal ? Cm o meu amigo teve esta nao quero me surpriender com isso , eu nunca fui !
      Me responda com Urgencia
      Ahh mt obrigado por tudo !

  16. 18 afinsophia terça-feira, 14 setembro, 2010 às 2:21 am

    Natasha,
    depende da festa e do terreiro.
    Basicamente, você poderá ir com roupas comuns a qualquer evento social.
    No geral, não há qualquer forma de censura a nenhuma forma de vestimenta.
    A única coisa que, em algumas ocasiões, é levada em conta é a cor da roupa. Por exemplo, em alguns rituais de Candomblé é obrigatório ir de roupa branca. Já algumas festas de caboco exigem alguma vestimenta vermelha.
    Então, informe-se se à festa que você vai há alguma exigência quanto a isso…
    No mais, aproveite o belo som do atabaque ou do tambor, a beleza das danças, dos pontos e rezas envolvidas nessas crenças autênticas de nosso povo.
    Abraços afro-afinados!

  17. 20 afinsophia quinta-feira, 16 setembro, 2010 às 5:36 am

    Natasha,
    não compreendemos bem a pergunta.
    Se você está perguntando sobre se seu amigo vai entrar com santo ou sem santo, é melhor fazer a pergunta pra ele.
    Além disso, você não nos falou se a festa que você vai é de Umbanda, Candomblé, Mina, Umolocô… E então?
    Agora somos nós que perguntamos.
    Brincadeiras á parte, pode continuar o papo afro-religioso…
    Abraços afro-afinados!

  18. 21 priscilla sexta-feira, 17 setembro, 2010 às 4:19 pm

    Oii gostaria de saber onde fica o terreiro Ilê Axé yá Omin Onãn Doyá, ou o telefone de alguém que possa me informar…tenho procurado muito tempo um terreiro de confiança aqui no DF… se alguém poder me informar, agradeço muito!

  19. 22 afinsophia sábado, 18 setembro, 2010 às 2:51 am

    Priscila,
    o terreiro Ilê Axé Onã d’Oyá fica em Manaus.
    Se vier por estes lados, contacte-nos que informamos o endereço deste e outros terreiros…
    Abraços afro-afinados!

  20. 23 jucelia de yemonjá sexta-feira, 24 setembro, 2010 às 1:54 am

    ainda não sou iniciada ao alaqueto ou candomblé sou oborizada q quer dizer muita coisa pra mim mas não pra muitos.. Digo aos evangelicoa cristãos q euu digo por mim e por varios irmãos ate mesmo pelo meu babamim digo que Deus o nosso criador sempre será o supremo o mas vialioso Eu creio que Deus nos deu livre arbitrio justamente pra noss termos nossas decisões… Meu BABALORIXÁ e mto bom e muito feliz com os seus filhos…
    Ao site informo q não estamos ao mesmo endereço nossa casa agora esta sendo construida em outro local obrigada a tods q elogiaram meu asé e a todos q recriminaram pos quando recriminam e pq tem inveja. O unico problema da inveja eh o olho grande….e aos demais muitoo asé a todos e a todas e quem precisar so eh conectar juhsilva_c@hotmail.com….

    Sou filha de Babalorixá Alexandre de YEMONJÁ
    Abyãn Jucelia de YEMONJÁ

    obrigada ao site…. Boa noite

    • 24 jose rodrigues da silva terça-feira, 2 novembro, 2010 às 1:59 pm

      oi querida tudo bem , sabe estou muito chateado convivo com uma pessoa a 8 anos no começo ela me aceitou com a religião , mas agora esta o maior inferno , ela virou crente ou seja envajélica , vive me maltratando por causa da religião , sabe não aguento mais , vou acabar me separando, ela fala orrores sobre a religião e eu não aceito , sabe frequento um terreiro aqui na minha cidade , cidade de lins , pouco tempo fui supendido como oxugum da casa , foi minha maior felicidade , ela me chinga , me maltrata , me chama de feiticeiro , fala que deus não é na minha vida . por favor converse comigo estou prescisando de um colo , ou seja de um ombro amigo, meu telefone é(014)97655820, moro na cidade de lins estado de são paulo, meu endereço é rua piaui 171 bairro do junqueira lins são paulo cep.16403123, meu email é rodrigues-1958@hotmail.com meu orkut mesmo endereço meu skaip jorodriguesdasilva tenho outro telefone (14)91779358 , sou do sgno de escorpião beijos que os orixas de protejam mimnha irmã em fé bijos gratificante

  21. 25 jose rodrigues da silva terça-feira, 2 novembro, 2010 às 12:29 pm

    oi estou muito feliz , sabe nossa religião é maximo , gostaria de ter mais informaçoes beijos ro , oxogum beijos qual a importancia de um oxogum dentro do terreiro

  22. 26 adamex domingo, 21 novembro, 2010 às 1:04 pm

    AMEI AS FOOTUSSSSSSSSSSSSSSSSS AXE OLORUMMMMMMMMM

  23. 27 Pedro Nastri domingo, 21 novembro, 2010 às 1:40 pm

    Srs. O GRAERP – Grupo de Auxilio ao Estudante da Rede Publica – ganhou como doação, uma escultura de um artista para ser colocada à venda ou a leilão, para que possamos dar continuidade aos atendimentos de nossa associação. Tal escultura já percorreu vários paises, por ocasião de exposição, bem como teve exposta no sagu~]ao do Itau Cultural, Bienal de São Paulo, Masp, entre outros lugares.
    Gostaria de poder mandar umas fotos para que V.Sa. nos auxiliasse em como proceder para que possamos arrecadar recursos com esta obra, única em todo o mundo. Esta obra representa o orixa Xangô e recebeu elogios por parte do governo africano, bem como de sacerdotes que virão na obra um retrato fiel de estudaos por parte do artista, contemporâneo de Vergê.
    Por favor, aguardo uma resposta para que possamos ter noção de como proceder.
    Grato
    Pedro Nastri

  24. 28 afinsophia segunda-feira, 22 novembro, 2010 às 6:55 am

    Pedro,
    e nós gostaremos que você nos envie as fotos dessa escultura, por dois motivos: para que possamos publicá-las e para que também a apreciemos.
    O endereço de e-mail para o qual você pode enviar é:
    afinsophiaitin@yahoo.com.br
    Abraços afinados!

  25. 29 lucas biasi sexta-feira, 17 dezembro, 2010 às 12:06 am

    bom eu tenho 13 anos de idade e ja viro no santo pr mim eu sou a UNICA criança q vira no santo e eu vou faser obrigasao de santo no dia 6/1/11 e eu ja sei q eu nao sou a unica criança que vai faser obrigassao de santo eu e meu irmao e mais uma menina chamada yster eu vou ser dofono de osossi eo o meu irmao dofonadinho de sango e a outra eu ja nao sei bom pelomenos eu sei cual eo o orisa dela é iansã bom eu espero que vcs me responde se tem mais aguma criança rodante tchau

  26. 30 rogerio de jesus silva quinta-feira, 5 maio, 2011 às 1:05 pm

    gostaria de conhece melhor o candomble,pq sempre gostei de religia mais nunca tive chence ,por que meu pais não aceitava agora ele aceita que essa religiao pra mim seria tudo ,sempre foi meu sonho ta juntos a familia candomble,o que eu faço pra conhece ,e o que devo fazer pra fazer parte.

  27. 31 beth quinta-feira, 14 julho, 2011 às 6:51 pm

    adorei a saida de oya e oxum lindas como sepre parabens

  28. 32 Andreia Sabino Marlos quarta-feira, 14 dezembro, 2011 às 9:12 am

    Foi com muito axé sua saída que a graça dos orixas continuem iluminando seu ilé axé com a pomderança divina e o brilho de cada um deles um enorme abraço de uma filha da senhora dos ventos que minha mae te traga grandes bonazas na sua tragetoria de babalorixa axé .

  29. 33 luiz casasio barbosa sábado, 21 janeiro, 2012 às 12:42 pm

    para quem sabe prove. tens sempre esta capacidade meu irmao . cassio ananindeua para

  30. 34 luiz casasio barbosa sábado, 21 janeiro, 2012 às 12:46 pm

    explanamosa o que foi nos concedido. ase meu irmao . as estruturas do fundamento esta em cada um de nos. ase. cassio de ananindeua para

  31. 35 Derci Silva quinta-feira, 15 março, 2012 às 9:20 am

    Axé a todos. Sou aluna do 4°ano da FTU- Faculdade de Teologia Umbandista, localizada em São Paulo zona sul. Ao final deste ano tenho uma apresentação de tese (TCC) onde irei defender a diversidade dentro das religiões Afro- Brasileira no processo de feitura do santo quando se planta o Orixá. Dessa forma preciso entrevistar e fazer pesquisa de campo em algumas casas. Ficaria agradecida e honrada de poder contar com mais uma casa onde a força e o Axé do Orixá esta presente.
    Motumbá, Kolofé, Saravá.

    Derci.

  32. 36 railan sexta-feira, 10 agosto, 2012 às 5:09 pm

    jente naum sou do candomlé mas vou ser aguem pode min diser o que e saida ? e o orixa que tem que te escolher para ser raspado! tenho 13 anos!!

  33. 37 Anônimo sábado, 11 agosto, 2012 às 2:10 pm

    olá adorei os yaÕs,de iansã e oxum é bem diferente da nação nagÔ,adorei!!!!!!!!!eric de recife/pe

    • 38 BIANCA C DE OLIVEIRA quarta-feira, 14 novembro, 2012 às 4:57 pm

      OLA A SUA BENÇA EM PRIMEIRO LUGAR EU E MEU ESPOSO FAZEMOS PARTE DA RELIGIAO ESTA TD TAO LINDO VCS ESTAO DE PARABENS SOMOS DE SAO CONÇALO ,[NITEROI ESTAMOS SEMPRE LIGADOS EM TD QUE DEUS E TODOS OS ORIXAS POSSA ESTAR SEMPRE VOS GUARDANDO DE TD O MAL TEM UMA ROÇA DO SANTO LINDA EU [BIANCA SOU F D IAÑSA E O [JONAS MEU ESPOSO F D OMOGUIAN MAS TAMBEM ELE TEM O LADO DA NOSSA QUERIDA UMBANDA .POS TRABALHA COM UM SENHOR PRETO VELHO [BENEDITO DO CRUZEIRO DAS ALMAS E BENEDITO DO ROZEIRAO E OUTROS MAS QUE SE EU F DIZER NAO VAI DAR POS SEM A UMBANDA NINGUEM VIVE CERTO BEIJOSS E PARABENS .

  34. 39 hernani freitas segunda-feira, 9 dezembro, 2013 às 5:52 pm

    eu gostaria do contato da mae fatima de iansa. a conheci em manaus, mas
    ela retornou para belem

  35. 40 Anônimo sexta-feira, 7 fevereiro, 2014 às 11:31 pm

    uhuhuhuhuhuhuhuhuhuhu adorei

  36. 41 Anônimo sexta-feira, 22 agosto, 2014 às 10:52 pm

    Linda saída parabéns pela festa, e pela feitura de seus Iawôs, sorte, saúde, felicidade, e prosperidade para seus filhos de Iansã e Oxum e aos demais filhos e pessoas da casa.

  37. 42 tamyra domingo, 28 setembro, 2014 às 8:57 pm

    oi eu sou tamyra meu santo é oba cm ossain kkkkkkkk <3 vcs gostam de mim ;) podem falar a vontade ebá -_- gosto de conversasr pelo facabook :D eu tabm gosto

  38. 43 magali quarta-feira, 22 outubro, 2014 às 3:17 pm

    Muito lindo!
    Amei
    Sou do terreiro Unzo OOtacemim de Unzambe fui iniciada a 33 anos com a Yalorixas Monadeui ja nao esta mais presente . Tenho agora meu zelador Alaxemim de Lemba gracas a Deus e todos orixas. vendo as fotos lembro muito a minha saída. Parabéns a todos muita luz aos orixas paz, , saúdee prosperidade a todos felicidade.
    Muito axe para todos.
    Um abraço


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USAR O CONTROLE REMOTO É UM ATO DEMOCRÁTICO!

EXPERIMENTE CONTRA A TV GLOBO! Você sabe que um canal de televisão não é uma empresa privada. É uma concessão pública concedida pelo governo federal com tempo determinado de uso. Como meio de comunicação, em uma democracia, tem como compromisso estimular a educação, as artes e o entretenimento como seu conteúdo. O que o torna socialmente um serviço público e eticamente uma disciplina cívica. Sendo assim, é um forte instrumento de realização continua da democracia. Mas nem todo canal de televisão tem esse sentido democrático da comunicação. A TV Globo (TVG), por exemplo. Ela, além de manter um monopólio midiático no Brasil, e abocanhar a maior fatia da publicidade oficial, conspira perigosamente contra a democracia, principalmente, tentando atingir maleficamente os governos populares. Notadamente em seu JN. Isso tudo, amparada por uma grade de programação que é um verdadeiro atentado as faculdades sensorial e cognitiva dos telespectadores. Para quem duvida, basta apenas observar a sua maldição dos três Fs dominical: Futebol, Faustão e Fantástico. Um escravagismo-televisivo- depressivo que só é tratado com o controle remoto transfigurador. Se você conhece essa proposição-comunicacional desdobre-a com outros. Porque mudanças só ocorrem como potência coletiva, como disse o filósofo Spinoza.

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VIRTUALIZAÇÕES DESEJANTES DA AFIN

Este é um espaço virtual (virtus=potência) criado pela Associação Filosofia Itinerante, que atua desde 2001 na cidade de Manaus-Am, e, a partir da Inteligência Coletiva das pessoas e dos dizeres de filósofos como Epicuro, Lucrécio, Spinoza, Marx, Nietzsche, Bergson, Félix Guattari, Gilles Deleuze, Clément Rosset, Michael Hardt, Antônio Negri..., agencia trabalhos filosóficos-políticos- estéticos na tentativa de uma construção prática de cidadania e da realização da potência ativa dos corpos no mundo. Agora, com este blog, lança uma alternativa de encontro para discussões sociais, éticas, educacionais e outros temas que dizem respeito à comunidade de Manaus e outros espaços por onde passa em movimento intensivo o cometa errante da AFIN.

"Um filósofo: é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias; que é atingido pelos próprios pensamentos como se eles viessem de fora, de cima e de baixo, como por uma espécie de acontecimentos e de faíscas de que só ele pode ser alvo; que é talvez, ele próprio, uma trovoada prenhe de relâmpagos novos; um homem fatal, em torno do qual sempre ribomba e rola e rebenta e se passam coisas inquietantes” (Friedrich Nietzsche).

Daí que um filósofo não é necessariamente alguém que cursou uma faculdade de filosofia. Pode até ser. Mas um filósofo é alguém que em seus percursos carrega devires alegres que aumentam a potência democrática de agir.

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